Jogorama completa 9 anos hoje!

09/09/2011 12:50 por Leandro Alves
Categorias   Anuncios  

Hoje é um dia muito especial para o Jogorama e todos os nossos leitores e colaboradores, afinal estamos completando 9 anos no ar hoje! O Jogorama foi ao ar no dia 09 de setembro de 2002 com o nome de Dicas Online, e inicialmente era um site bem diferente do atual e tinha dicas de jogos e programas de computador.

Minha primeira tentativa de ter um site foi em 1997, que foi quando criei a primeira versão do Dicas Online na falecida Geocities. Resolvi fazer um site de dicas pois gostava bastante da sessão de dicas das revistas de video game de antigamente, só que quando precisava nunca achava a revista que precisava por isso achei que um site era uma maneira muito melhor de organizar.

Um grande problema é que o antigo site tinha uma estrutura toda estática feita em html, e dava um trabalhão para atualizar. Para mudar o tema então era pior ainda afinal como na época ainda o CSS não era utilizado (não sei dizer se existia) eu tinha que mudar cada uma das páginas individualmente. Atualizei o site até 1999 quando desisti, estava numa fase complicada e o site na época era algo que me dava muito trabalho e nenhum retorno.

Uma pena que não tenho uma imagem da primeira versão do Dicas Online, que era bem mal feita e tinham até gifs animadas! A imagem abaixo não estão completa e foi tirada do Web Archive, mas dá para ter uma idéia de como era o Dicas Online na época do Geoticies.



Depois quando eu trabalhava como programador VB cheguei até em pensar em em vez de fazer um site fazer um arquivo de help do windows com dicas de jogos, e cheguei até mesmo a fazer alguns protótipos, mas a idéia acabou não indo para frente. E infelizmente não guardei nada dessa versão.

Em 2002 as coisas começaram a mudar, afinal começei a trabalhar como programador em PHP e por isso comecei a pensar seriamente em fazer um novo Dicas Online usando as novas técnicas que tinha aprendido, e como meu irmão me arrumou hospedagem de graça resolvi seguir em frente com idéia. Assim comprei o domínio e fiquei alguns meses programando, afinal ainda estava aprendendo PHP, até que em 09/09/2002 coloquei no ar a versão atual do Dicas Online e que basicamente é a mesma que está até hoje, só que com inúmeras melhorias.



Em 2003 e 2004 fui adicionando dicas de outros consoles que ainda não estavam no Dicas Online, e das 4 plataformas iniciais chegamos aos 16!

Mas na vida pessoal as coisas não iam muito bem pois a empresa que eu trabalhava faliu e estava trabalhando como freelancer e tendo muito trabalho e pouco retorno financeiro, e também ficava com pouco tempo para atualizar o site. Nessa mesma época comecei a trabalhar na empresa que estou até hoje e as coisas começaram a se estabilizar.



Outra novidade interessante foi o fórum que foi inaugurado em 4 de maio de 2004 e finalmente adicionou alguma interatividade ao Dicas Online e permitiu um contato muito maior com o público. Uma curiosidade é que no começo o fórum demorou para emplacar, e eu mesmo respondia a todos os tópicos que eram abertos.

Algum tempo depois acabei reparando que eu quase só falava sobre jogos, então resolvi mudar o foco do site que a partir do começo de 2006 se tornou um site exclusivo sobre dicas de jogos. Assim o site já tinha um foto muito parecido com o que temos hoje.

Outra novidade importante surgiu em 22 de setembro de 2006 foi a sessão de notícias, para ser sincero já planejava colocar a algum tempo mais ficava preocupado em ficar meio preso ao ter que atualizar regularmente. No começo as notícias ocupavam apenas uma parte discreta da página inicial, mas foram tendo cada vez mais destaque e também tendo um público cada vez maior.

Em 2007 finalmente inaugurei um RSS para o site, tudo bem que já sabia da importância e sabia que estava fazendo muita falta aqui é que como eu desenvolvo o site sozinho as vezes fico sem tempo de criar coisas novas. Desde então 3277 pessoas acompanhas as notícias do Jogorama pelo RSS. Além disso as notícias começaram a poder ser comentadas, o que fazia muito falta afinal as vezes os comentários acrescentam muitas informações interessantes ou mesmo acabam sendo mais interessantes que a própria notícia.

Nessa época comecei a ter problemas com a hospedagem do site, afinal o site já tinham muitos acessos e como estava numa empresa pequena era frequentemente acusado de deixar o servidor lento e por isso no final de 2007 mudei pela primeira vez de servidor e fui para a Locaweb.

Mas não demorou muito tempo e comecei a ter muitos problemas com a Locaweb afinal eles alegavam que o site ocupava muito processamento do servidor, mas não tinham uma maneira que eu pudesse acompanhar o problema ou tentar corrigir. Além disso mesmo com o Dicas Online fora do ar o servidor deles continuou sobrecarregado, é claro que o problema deles é colocar muitos sites num mesmo servidor como a maioria das empresas de hospedagem faz.

E com isso ele tiraram o Dicas Online várias vezes do ar de maneira arbitrária, foi então que comecei a procurar novas alternativas e conheci um tipo novo de hospedagem chamado VPS em que você tinha um servidor virtual para fazer o que quiser.



Como não tinha opção de VPS no Brasil assinei com a JaguarPC, e peguei um VPS de 128MB de ram e 10GB de espaço em disco e comecei a migrar. Enquanto isso os problemas com a Locaweb foram piorando cada vez mais até que acabei sendo expulso em 10 de julho de 2008, mas nessa altura já não importava mais pois o novo servidor já estava quase pronto e apenas algumas horas depois o Dicas Online voltou ao ar.



Nessa época eu já começava a achar que o nome já não tinha muito a ver com o conteúdo do site, afinal já não era um site apenas de dicas e sim um site de jogos, e por isso em julho de 2009 mudei o nome de Dicas online para Jogorama. A mudança foi tranquila pois me planejei muito a mudança, o chato é que um tempo depois cheguei a ser penalizado pelo Google mas depois conseguir corrigir o problema.

Outra novidade interessante foram as listas de jogos, assim qualquer um pode fazer sua própria lista de jogos e compatilhar com seus amigos, veja por exemplo a minha lista de jogos.

Ainda em 2009 pela primeira vez fui convidado para ir a um evento, e não foi um evento qualquer pois foi o lançamento do Need for Speed: Shift no Brasil, veja mais fotos aqui.

Em 2010 tivemos várias melhorias no site, como uma página para acompanhar as listas de jogos dos usuarios, novo sistema de comentários. Também lançamos uma página no Facebook que atualmente conta com 191 seguidores, afinal com a crescente popularidade dele não poderiamos ficar de fora.



Mas a grande novidade foi o lançamento do JogoramaCast no final do ano, até agora temos 9 episódios já lançados e mais dois gravados. Já fazia um bom tempo que queria lançar um podcast sobre jogos, só demorei um pouco para tomar coragem para gravar.

Uma outra novidade é que atualmente o Jogorama é blog de games mais lido do Brasil via RSS, o que sem dúvida é uma marca muito importante. Tudo bem que acho difícil manter essa marca por muito tempo afinal têm alguns sites com uma estrutura muito mais que a nossa, por isso não deixe de assinar nosso RSS para ficar informado e ajudar a manter o Jogorama no topo do ranking.

Depois de uma longa jornada dessas só temos que dizer um muito obrigado a todos os nossos leitores e amigos, afinal se o Jogorama conseguiu chegar tão longe com certeza foi devido a vocês! Foram muitos obstáculos e dificuldades, mas podem ter certeza que valeu muito a pena e continua até hoje.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: