[Análise] Spelunker HD Deluxe

31/12/2021 18:30 por Leandro Alves
Categorias   Nintendo Switch  Playstation 4  

Spelunker HD Deluxe

A franquia Spelunker pode não ser muito conhecida, mas existe há bastante tempo, surgiu em 1983 nos fliperamas, seu protagonista é um solitário espeleólogo explorando uma enorme caverna, cheia de tesouros e de perigos.

Não demorou muito para que o jogo ganhasse versões para os computadores e consoles da época, como o NES, Commodore 64, Atari 8-bit e MSX (que deve ser o mais conhecido no Brasil). Essas novas versões trouxeram algumas mudanças que acabaram mudando bastante o estilo de jogo, primeiramente o protagonista perdeu seu lança chamas e passou a usar um ventilador, enquanto o primeiro item podia ser usado com qualquer inimigo o novo só funciona com fantasmas, a outra mudança é que o protagonista se tornou mais frágil, passando a morrer se cair de alturas muito baixas, ambas as mudanças acabaram sendo incorporadas aos jogos que saíram depois.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Em 2009 saiu para PlayStation 3 o Spelunker HD, que trouxe várias inovações na série, como novos gráficos em 2,5D, novos inimigos e obstáculos, mas mantendo a jogabilidade clássica da série. O mais recente jogo da série (e o assunto dessa análise) é o Spelunker HD Deluxe, saiu recentemente para Nintendo Switch e PlayStation 4, é uma versão melhorada do Spelunker HD, com gráficos melhorados e novos modos de jogo.

Quem nunca jogou nada da série pode se assustar no começo, afinal é possível morrer nos primeiros segundos de jogo se sair do elevador de uma altura um pouco maior, com a fragilidade do protagonista é normal que o jogador acabe perdendo muitas vidas, fora que a jogabilidade é meio travada e qualquer pulo pode ser complicado. Mas não demora muito para a frustrada ir passando e o jogo ir ficando bem divertido e desafiador, no final das contas você acaba começando a achar graça nas mortes absurdas do protagonista.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Uma coisa que atrapalha no começo, é a falta de um tutorial, eu mesmo tive muita dificuldade para passar dos morcegos, para algum tempo depois acabar descobrindo que poderia passar com segurança se usar o sinalizador.

O objetivo é sempre ir mais fundo na caverna, para isso o intrépido espeleológico tem que conseguir as chaves para abrir as portas. Mas no caminho terá vários obstáculos para pular, fugir de pedras ao estilo do Indiana Jones, explodir obstáculos no caminho, espantar morcegos com o sinalizador e fantasmas com o ventilador.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Para complicar um pouco mais a situação, o personagem tem um marcador de oxigênio, que está sempre diminuindo, pelo menos existem vários pontos de reabastecimento, mas se o jogador demorar demais ou ficar indo muito em lugares já visitados, pode acabar morrendo sem ar. Outro fator que cria situações inesperadas, são os fantasmas, que podem aparecer a qualquer momento com sua música característica, eles podem ser derrotados com o ventilador, o problema é o jogador ter que se preparar e nem sempre está num local que pode usar o ventilador, como por exemplo nos carrinhos.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Você tem a opção de jogar com os gráficos modernos ou os clássicos da época dos 8 bits, aí acaba sendo questão de gosto pessoal. Os gráficos modernos são legais, mas nada excepcional, minha única reclamação é que acabam escondendo alguns obstáculos, que aparecem com mais destaque nos gráficos de 8 bits, o que vai resultar num monte de mortes bestas, até que o jogador se acostume.

Se você jogou o Spelunker HD no PlayStation 3, não vai ver nenhuma grande mudança nos gráficos, apenas pequenas melhorias nas animações e em alguns detalhes. Só tem uma que considero mais importante, é que agora as chaves além de serem coloridas, também possuem símbolos, o que ajuda bastante na hora de achar a porta correta.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Temos quatro modos de jogo: Adventure, Competition, Championship e Endless Cave NEO. O modo Adventure é o principal, você pode jogar sozinho, localmente em até quatro pessoas, ou online com desconhecidos. O modo Competition têm dificuldade mais elevada, o jogador tem que progredir mais rápido que os adversários e ainda atrapalhar o progresso deles. No modo Championship os jogadores exploram de maneira conjunta, e dividem o número de vidas. Finalmente no modo Endless Cave NEO temos cavernas geradas aleatoriamente, e com dificuldade mais elevada.

Screenshot de Spelunker HD Deluxe

Spelunker HD Deluxe possui mecânicas antiquadas e jogabilidade travada, além de dificuldade muitas vezes exageradas e que acabam fazendo o jogador morrer e ter que tentar várias vezes até conseguir passar dos obstáculos. Apesar disso, consegue ser bem divertido e bastante recompensador, mas fica ainda mais divertido se for jogado em modo multiplayer.

Nota: 7/10 Bom

Ficha Técnica
Título: Spelunker HD Deluxe
Plataformas: Nintendo Switch e PlayStation 4.
Desenvolvedora: Tozai Games
Distribuidora: ININ Games

Pontos positivos:
• Série clássica com muita nostalgia
• Muitos modos de jogo
• Mais de 200 fases diferentes
• Possibilidade de jogar com gráficos modernos ou os clássicos de 8 bits

Pontos negativos:
• Não tem um tutorial
• Os gráficos modernos acabam escondendo alguns obstáculos
• A curva de aprendizado é bem acentuada e pode desanimar muitos jogadores
• Jogabilidade travada


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: