Força Aérea Americana não gostou das mudanças que a Sony fez no Playstation 3

13/05/2010 06:42 por Leandro Alves
Categorias   Curiosidades  Playstation 3  

Em 2009 a Força Aérea Americana comprou 2.200 Playstation 3 com a ideia de fazer um supercomputador de baixo custo.

Primeiramente eles montaram na Air Force Research Laboratory em Rome um cluster com "apenas" 336 Playstation 3, que atingiu 53 teraFLOP. Depois chegaram a montar um cluster maior com todos os 2.200 Playstation 3.



O problema começou quando a Sony lançou o firmware 3.21 que desativou a opção "Install Other OS" e por consequência não deixa mais usar Linux no Playstation 3, afinal esse cluster que a Força Aérea Americana fez precisa exatamente do Linux para funcionar.

No momento isso não chega a ser um problema afinal o cluster está pronto e em pleno funcionamento, o grande problema é a longo prazo. Afinal quando algum dos Playstation 3 quebrar ele não vai poder ser substituído por um novo, afinal os novos modelos já vêm com o firmware que não suporta mais o Linux. Como alternativa eles pensam em fazer parte da ação judicial que os usuários estão fazendo contra a Sony pela remoção da opção "Install Other OS", e com isso garantir o direito de numa troca por garantia receber um modelo com firmware antigo.

Uma pena que essa decisão da Sony acabou afetando um projeto tão interessante, e não é só a Força Aérea Americana que têm esse problema afinal várias faculdades Americanas fizeram projetos semelhantes mas em menor escala.

Fonte: Ars Technica.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: