GameCube completou 10 anos

19/11/2011 12:17 por Leandro Alves
Categorias   Gamecube  Nintendo  

Poucos dias depois do Xbox completar 10 anos chegou a vez do GameCube, afinal ele foi lançado nos Estados Unidos em 18 de novembro de 2001. Para falar a verdade se levar em conta o lançamento no Japão, que foi em 14 de setembro de 2001, ele já completou 10 anos a alguns meses.



Com o GameCube a Nintendo tentou resolver o maior problema do Nintendo 64, e ele não usava cartucho mas também para evitar pirataria não usava DVDs como seus concorrentes. E este acabou sendo um outro erro da Nintendo, pois os mini DVDs usados no GameCube tinham capacidade de apenas 1,4 GB que era muito pouco em comparação dos 8,54 de um DVD de dupla camada. Com isso as produtoras tinham que dividir os jogos em dois discos ou reduzir a qualidade dos gráficos.

Uma inovação interessante é que usando um cabo especial era possível ligar o GameBoy Advance no GameCube, onde ele funciona como um joystick e ainda mostrava informações na tela. Era algo parecido com o que o Wii U vai fazer, mas seu grande problema é que para jogar assim você tinha que ter o mesmo jogo para os dois consoles.



A Nintendo também fez um bom trabalho no joystick do GameCube, afinal ele não procura imitar o joystick dos seus concorrentes e tem algumas inovações interessantes. Para começar ele é bem anatômico e é muito confortável jogar com ele, além disso os botões A e B que são mais usados nos jogos são maiores e de cor diferente para ter mais destaque.



O GameCube também marcou a reaproximação da Nintendo com as outras produtoras de jogos, que se afastaram na época do Nintendo 64. Alguns jogo que merecem destaque são Baten Kaitos, Chibi-Robo, Cubivore, Donkey Kong: Jungle Beat, Eternal Darkness, F-Zero GX, Kirby Air Ride, Luigi's Mansion, Super Mario Sunshine, Super Monkey Ball, Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader e The Legend of Zelda: The Wind Waker.

O GameCube vendeu cerca de 21,74 milhões de unidade em todo o mundo, mas mesmo assim ficou em terceiro lugar na sua geração logo atrás do Playstation 2 e do Xbox.

Para quiser conhecer os jogos de GameCube uma alternativa é usar o emulador Dolphin, que está bem maduro e roda a maioria dos jogos com perfeição. E para quem têm um Wii vale lembrar que ele é compatível com os jogos de GameCube, ele roda os jogos perfeitamente mas o problema é que você deve ter o jogo original, e pelo menos um joystick e uum Memory Card de GameCube.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: