Xbox acaba de completar 10 anos, vamos relembrar o primeiro video game da Microsoft

16/11/2011 13:36 por Leandro Alves
Categorias   

Ontem o Xbox completou 10 anos, ele foi lançado no dia 15 de novembro de 2001 nos Estados Unidos e depois no dia 22 de fevereiro de 2002 no Japão e 14 de março de 2002 na Europa. Ele foi o primeiro video game lançado pela Microsoft, e concorreu com o Playstation 2 e GameCube.



Uma curiosidade é que quando a Microsoft começou a trabalhar no Xbox eles chamavam o projeto de DirectX Box, mas depois acabaram encurtando o nome e virou Xbox.

O hardware do Xbox era muito similar a um PC, ele possuia um processador Intel Pentium III de 733 MHz, 64 MB de RAM, e GPU NV2A de 233 MHz desenvolvida em cooperação entre Microsoft e NVidia. Mas seu grande destaque era ele vir com um HD de 8 ou 10 GB, ele foi o primeiro video game a vir com HD em todos os modelos, mas curiosamente o Xbox 360 não possui em todos os modelos.



Uma grande inovação foi a Xbox Live, que foi lançado em 15 de novembro de 2002 e permitia aos assinantes jogar online e baixar conteúdos e demos para o HD do Xbox. Foi a primeira rede de videogames a se popularizar, e acabou inspirando os concorrentes a lançarem redes semelhantes.

O Xbox foi fabricado até 2006, e seu último jogo foi o Madden NFL 09 lançado em agosto de 2008, no total foram vendidos mais de 24 milhões de unidades. O mais importante é que ele consolidou a participação da Microsoft no mercado de video games.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: