Análise do Chroma Squad
07/05/2015 23:27 por Leandro AlvesCategorias Indie PC
Chroma Squad é um RPG tático bem fora do convencional, afinal nele você gerencia um estúdio de TV que produz um seriado de super sentai, o que é bem raro de se ver num jogo. Além disso ele não é nem um pouco sério, cheio de piadas com o roteiro cheio de absurdos e com as improvisações presentes nos programas de super sentai.
O jogo foi desenvolvido pela Behold Studios, que é um estúdio brasileiro que também lançou o elogiado Knights of Pen & Paper.
A história mostra um grupo de cinco dublês que cansados de trabalhar num grande estúdio, resolvem abrir o seu próprio. É curioso pois não deixa de ser um paralelo com a história de qualquer estúdio independente, seja ele de televisão ou mesmo de games.
Como era de se esperar no começo o orçamento é bem limitado, e para garantir que o jeito é improvisar na hora de criar as fantasias dos personagens. Assim um balde pode virar um capacete, e papelão pode ser usado para criar uma armadura.
Cada fase é um episódio com direito ao seu próprio inimigo e cenário, seu principal objetivo é conseguir mais fãs e com isso mais dinheiro. Para aumentar a audiência você deve cumprir os objetivos da fase, e também abusar dos ataques combinados com dois ou mais integrantes da sua equipe.
As batalhas seguem o estilo do que vemos em outros RPGs táticos, são em turnos e seus personagens podem se movimentar numa distância limitada. Cada personagem tem uma habilidade especial como espada, pistola e até um poder de cura que se chama healdouken!
Os gráficos são estilo 8 bits e a música chiptune, o que garante um tom nostálgico ao jogo e faz lembrar dos super sentais que a gente assistia quando era criança. A música é bem legal, e cheia de referências a algumas séries famosas.
Se antes de ser lançado o Chroma Squad se destava pela ideia original, agora ele pode ser reconhecido como sendo um ótimo jogo. Ele é jogo obrigatório para quem curte RPG tático ou é fã de Super Sentais, mas mesmo que você não curta nada disso vale a pena jogar.
Joguei o Chroma Squad na versão para PC, mas ele também está disponível para Mac e Linux, apenas em versão digital. A cópia que utilizei para fazer essa análise foi cedida pela Splitplay.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo X (Twitter).
- Comente sobre o que quiser #414
- The House of the Dead 2 Remake é anunciado
- Assassin's Creed Shadows é adiado mais uma vez, agora vai chegar em março
- Nintendo Switch 2 é anunciado oficialmente
- Comente sobre o que quiser #413
- The Competitor é o novo joystick da Hyperkin para Xbox Series X|S, que se parece com um DualSense