Código fonte do Prince of Persia para Apple II está disponível para download

17/04/2012 23:48 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  

No final de março Jordan Mechner, que é o criador do Prince of Persia, recebeu do seu pai uma caixa com alguns antigos disquetes de jogos que estavam guardados em sua casa. E para a surpresa dele entre eles estavam alguns disquetes com o código fonte do Prince of Persia e Karateka para Apple II, fazia mais de 10 anos que Jordan Mechner procurava sem sucesso o código fonte desses jogos, e inclusive já tinha procurado com outros antigos funcionários da Broderbund.



Só que infelizmente disquetes são muito frágeis ainda mais depois de 20 anos, e o risco de perder os dados era muito grande. Por isso Jordan Mechner contou com a ajuda de um arquivista digital chamado Jason Scott, e Tony Diaz um colecionador de hardware antigo da Apple, que se ofereceram para ajudar a copiar os dados.

O código fonte estava armazendado em antigos disquetes de 3,5 polegadas gravados no formato Apple ProDOS, e além disso estava com várias proteções contra cópia. Por isso a tarefa de copiar não é tão simples como parece, e por isso além de um drive de 3,5 polegadas do Apple II também foram usadas algumas placas especiais (DiscFerret, CatWeasel, e Kryoflux) especializadas em fazer uma cópia exatada do conteúdo do disco, e com isso permitir que um computador moderno acesse os dados.





Depois de todo esse esforço o código fonte do Prince of Persia para Apple II foi recuperado dos disquetes e foi disponibilizado no github para quem quiser baixar, é claro que é algo para poucos pois está em assembler 6502 mas mesmo assim é uma parte importante da história que está preservada.





Lembrando que a Ubisoft é a atual dona da série Prince of Persia, e por isso nenhum trabalho baseado no código fonte poderá ser distribuído. Por isso o código fonte serve mais como curiosidade histórica, para conhecer como o jogo foi feito e quem sabe tentar modificar.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: