Código fonte do Doom 3 foi liberado, saiba onde fazer o download

24/11/2011 12:22 por Leandro Alves
Categorias       

Conforme prometido a iD software liberou o código fonte do Doom 3, ele foi disponibilizado sob licença GPL e pode ser baixado no Github. Lembrando que o código liberado é completo, só que como de costume os arquivos de dados do jogo não estão incluídos.

Era para o código ter sido liberado a algum tempo atrás, o que acabou atrasando é que uma rotina de criação de sombras chamada “Carmack’s Reverse” é patenteada pela Creative Labs, para contornar o problema o próprio John Carmack mudou o código e precisou adicionar quatro novas linhas e modificou duas existentes. Felizmente as mudanças não tem um resultado visível nem no visual e nem na performance do Doom 3.



O Doom 3 foi lançado em 2004 e foi o primeiro jogo a usar a engine id Tech 4, que foi revolucionária na época mas que já foi aposentada e não está sendo usada em nenhum novo jogo. Inclusive o Rage marcará a estreia da engine id Tech 5, que será usada em todos os próximos projetos da iD software como o Doom 4.



Não é a primeira vez que a iD software libera o código fonte dos seus jogos mais antigos, afinal no passado ela já liberou o código do Doom, Quake, Wolfenstein: Enemy Territory e Return to Castle Wolfenstein.
Receba mais sobre "Código fonte do Doom 3 foi liberado, saiba onde fazer o download" e outros assuntos interessantes gratuitamente no seu e-mail.
Não se esqueça de confirmar seu cadastro, basta clicar no link que será enviado para seu e-mail.
Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.


Compartilhe:



Leia também: