Nintendo e Sony perdem terreno no mercado de portáteis para iOS e Android

11/11/2011 08:30 por Leandro Alves
Categorias   Android  iPad  iPhone  iPod  Nintendo 3DS  Nintendo DS  Playstation Vita  PSP  

O mercado de jogos para portáteis está vivendo um momento de mudança, afinal com a ascensão dos smartphones com iOS e Android eles estão cada vez mais tomando o espaço dos consoles portáteis.

Os gráficos abaixo são relativos ao lucro na venda de jogos nos Estados Unidos, e usam dados públicos do NPD Group. Repare que em 2009 o PSP e DS tinham 81% do mercado enquanto o iOS e Android tinha 19%, mas em 2011 o cenário mudou radicalmente com iOS e Android com 58% do mercado enquanto o PSP e DS ficaram com apenas 42%.



Existem vários motivos por trás dessas mudanças, mas o principal é que o preço dos jogos de smartphones é muito menor do que para os consoles, enquanto muitos jogos bons para smartphones são gratuitos ou custam US$ 0,99 os de consoles custam US$ 40. Além disso é muito mais fácil uma empresa pequena produzir jogos para smartphones do que para consoles, pois não precisa de permissão do fabricante e nem de investimentos altos.

Além disso o hardware dos smartphones evolui muito nos últimos anos, tanto que nem o Nintendo 3DS e nem o Playstation Vita conseguiram impressionar o público como fizeram seua antecessores. E olha que em breve teremos uma nova geração de smartphones Android com o processador Tegra 3 de 4 núcleos, e que vai permitir jogos muito mais elaborados.

Fonte: Flurry
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: