Super Mario Bros. completou 25 anos, relembre seus principais jogos - parte 1

13/09/2010 13:19 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  Game Boy  NES  Nintendo  Nintendo 64  Super Mario Bros  Super Nintendo  

No dia 13 de setembro de 1985 a Nintendo lançava no Japão o Super Mario Bros. para o Famicom/NES, apesar desse não ser o primeiro jogo com o Mario este foi o primeiro a fazer muito sucesso. Para se ter uma ideia o Super Mario Bros. vendeu cerca de 40,23 milhões de unidades, que durante muito tempo foi o jogo mais vendido de todos os tempos e foi ultrapassado recentemente pelo Wii Sports.

Além do mais o Super Mario Bros. ajudou a tornar a Nintendo uma potência no mundo dos video games e o Mario a ser tornar um personagem muito famoso chegando até mesmo a ser mais reconhecido que o próprio Mickey Mouse.



Quem criou o Mario foi o famoso Shigeru Miyamoto, que na época era apenas um designer novato na Nintendo, e que atualmente se tornou um dos nomes mais importantes não só na Nintendo como em toda a industria de jogos.

Vamos aproveitar a data para dar uma relembrada em alguns jogos do Mario, claro que não vou colocar todos afinal como o Mario é de longe o personagem mais popular da Nintendo não chega a ser surpreendente que ele tenha aparecido em inúmeros jogos. Para dar uma simplificada não inclui os jogos de esporte, remaes simples e nem os jogos onde o Mario é apenas um personagem secundário como no Punch-Out!! onde o Mario aparece como juiz ou on Alleyway onde ele pilota o rebatedor.



Donkey Kong (1981)
Essa foi a primeira aparição do Mario, que curiosamente nem tinha nome e era conhecido apenas como Jumpman. Donkey Kong foi lançado originalmente nos fliperamas em 1981, e é baseado no filme King Kong e você deve levar o Jumpman até o alto do prédio desviando dos obstáculos como barris e fogo, para finalmente resgatar a princisa Pauline do Donkey Kong.



O jogo fez muito sucesso e ganhou versões para vários video games e computadores populares na época como o Atari 2600, Coleco, Apple II, Atari 7800, Commodore 64, Commodore VIC-20, Famicom Disk System, PC, ZX Spectrum e Amstrad CPC. Na foto abaixo podemos ver a versão para Atari 2600, e que era bem inferior ao fliperama.



Donkey Kong Jr. (1982)
Lançado em 1982 para os fliperamas o Donkey Kong Jr. é o primeiro jogo em que o Mario é realmente chamado de Mario, e além disso é o único jogo em que ele é o vilão. Mario prendeu o Donkey Kong, e cabe ao Donkey Kong Jr. resgatar seu pai.



Mario Bros. (1983)
Apesar do nome ser parecido o Mario Bros. não têm nada a ver com o Super Mario Bros., afinal o jogo mostra o mario e o Luigi pela primeira vez como encanadores endrentrando várias criaturas nos esgotos como tartarugas e caranguejos. Primeiramente você deve acertar o bloco logo abaixo da criatupara para depois poder pular em cima e realmente matar.

O jogo foi originamente lançado para o fliperama mas depois ganhou versões para o NES, Atari 2600, Atari 5200 e Atari 7200.



Super Mario Bros. (1985)
O Super Mario Bros. foi lançado para o NES, e é de longe um dos mais importantes e influentes jogos de todos os tempos, além disso também têm uma das mais famosas trilhas sonoras.

Com tanto sucesso o Super Mario Bros. influenciou vários jogos não só da Nintendo como de outras empresas também, e é considerado até hoje uma referência em jogo de plataforma em 2D.



Wrecking Crew (1985)
O Wrecking Crew é um curioso jogo que saiu para o NES que mostra o Mario e Luigi trabalhando numa demolição usando um grande martelho, o estranho é que eles não podem pular.



Super Mario Bros. 2 (1988)
O Japão recebeu em 1986 o Super Mario Bros. 2 mas como era um jogo difícil e muito parecido com o primeiro, por isso a Nintendo teve a péssima idéia de lançar nos Estados Unidos uma versão modificada do jogo japonês Yume Kōjō: Doki Doki Panic para que se transformasse num jogo do Mario. O resultado não ficou legal e basta jogar um pouco do Super Mario Bros. 2 para ver que ele não se parece com um jogo do Mario, afinal voc~e não mata os inimigos pulando em cima deles e sim arremessando objetos. Não que seja um jogo ruim só que acabou descepcionando muito os fãs.



Super Mario Bros. 3 (1988)
Depois do fiasco do Super Mario Bros. 2 a Nintendo se redimiu ao lançar uma nova obra prima para o NES, o Super Mario Bros. 3 segue a linha do primeiro jogo mas com novos e criativos mundos, novos power ups e um mapa bem interessante e interativo.

Uma curiosidade é que antes do Super Mario Bros. 3 ser lançado nos Estados unidos ele apareceu no filme O Gênio do Vídeo Game (The Wizard) que acabou aumentando mais ainda a expectativa dos fãs em relação ao jogo.



Super Mario Land (1989)
Primeiro jogo do Mario para o Game Boy, apesar dos gráficos serem muito simples mesmo para a época o jogo em si consegue ser bem legal. uma curiosidade é que em algumas fases o Mario anda de submarino.



Dr. Mario (1990)
Lançado simultâneamente para o NES e Game Boy, o Dr. Mario é um quebra cabeça que lembra um pouco o Tetris, afinal você deve matar os vírus usando as pírulas coloridas que caem do alto da tela.



Super Mario World (1990)
Para acompanhar o lançamento do Super Nintendo a Nintendo precisava de um grande jogo, e o Super Mario World era exatamente o que ela precisava. Afinal ele têm lindos gráficos, ótima trilha sonora e 96 fases muito bem feitas, ele mostrou para muita gente que o Super Nintendo repetiria o sucesso que o NES teve.



Super Mario Kart (1992)
O Super Mario Kart é um jogo de corrida de karts com o Mario e sua turma, ele foi o primeiro jogo da série e gerou inúmeros clones. Ele foi um grande sucesso e vendeu mais de oito milhões de cópias e é o terceiro jogo mais vendido para o Super Nintendo.



Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (1992)
O Super Mario Land 2: 6 Golden Coins foi uma enorme progresso em relação ao primeiro Super Mario Land, afinal tinha 4 Megabits era um dos maiores jogos de Game Boy e era oito vezes maior que o seu predecessor, isso pode ser percebido facilmente pelos gráficos. E este é o primeiro jogo com a participação do Wario.



Super Mario All-Stars (1993)
Super Mario All-Stars é um remake feito para o Super Nintendo dos jogos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario Bros.: The Lost Levels. Todos com gráficos melhorados e seguindo o estilo do Super Mario World.



Mario Clash (1995)
O Mario Clash era essencialmente um remake do Mario Bros para o Virtual Boy, não tinha muitas novidades e ainda tinha os problemas comuns a todos os jogos do Virtual Boy como gráficos ruims e as inevitáveis pausas durante o jogo para descançar as vistas.



Super Mario World 2: Yoshi's Island (1995)
Apesar do nome o Super Mario World 2: Yoshi's Island se passa antes do Super Mario World, nele você joga com o Yoshi e deve proteger o mario que é apenas um bêbe. O jogo em si é legal, mas pode descepcionar quem espera ver um jogo parecido com o Super Mario World. Foi lançado para o Super Nintendo, e é um dos poucos que usa o chip Super FX 2.



Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (1996)
Super Mario RPG é o primeiro RPG com o Mario, e também o último jogo para o Super nintendo em que ele aparece. Foi feito pela Square com ajuda do próprio Shigeru Miyamoto.



Super Mario 64 (1996)
O Super Mario 64 foi junto com o Pilotwings 64 um dos títulos de lançamento do Nintendo 64, e posso afirmar sem medo de errar que o Mario não poderia ter uma melhor estreia no Nintendo 64 do que teve no Super Mario 64, afinal o jogo conseguiu marcar época ao transferir para um jogo em 3D tudo o que a gente via num jogo 2D. Acabou virando referência em jogos de plataforma 3D e depois gerou vários clones.



Mario Kart 64 (1997)
Mario Kart 64 foi lançado para o Nintendo 64 e é a sequência do Super Mario Kart, como novidades temos um jogo totalmente em 3D e também o suporte ao multiplayer de até 4 jogadores simultâneos.



Super Mario Bros. Deluxe (1999)
Remake do Super Mario Bros. para o Game Boy Color mas com várias melhorias interessantes, como mapa, multiplayers simultâneo para dois jogadores, modo Challenge e superte ao Game Boy Printer.



Super Smash Bros. (1999)
O Super Smash Bros. é um curioso jogo de luta feito pela Hal para o nintendo 64, que botava para brigar os mais famosos personagens da Nintendo como Mario, Donkey Kong, Samus e Fox.



Paper Mario (2000)
Paper Mario é um RPG feito pela Intelligent Systems para o Nintendo 64, ele mistura conceitos tradicionais de RPG como batalha em turnos com elementos dos jogos com o Mario.



Como a lista já ficou enorme vou parando por aqui, amanhã vamos relembrar os jogos com o Mario que foram lançados a partir do ano 2000. Não percam afinal mesmo com o passar do tempo os jogos do Mario não perderam a qualidade, e ainda temos vários clássicos modernos como o Super Mario Sunshine e New Super Mario Bros.

Aproveito para perguntar: qual foi o primeiro jogo do Mario que você jogou? Qual o último? E qual o seu favorito?

ATUALIZAÇÃO: A segunda parte da lista com os jogos da série Super Mario Bros já está no ar e pode ser vista aqui.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: