AMD aposenta a marca ATI, placas de vídeo agora serão AMD Radeon e AMD FirePro

01/09/2010 08:49 por Leandro Alves
Categorias   

A AMD vai deixar de usar a marca ATI em seus futuros produtos, agora as novas placas de vídeo das séries Radeon e FirePro vão se chamar apenas AMD Radeon e AMD FirePro. A mudança será gradual e vai afetar apenas as placas novas, as placas antigas não terão o nome alterado.

Por isso daqui para frente vai ficar cada vez mais comum vocês ver os logotipos abaixo, repare que os dois logotipos abaixo não têm o nome da AMD e serão usados em computadores que usam processador Intel e placa de vídeo AMD.



A ATI foi fundada em 1986 no Canadá e começou fabricando placas gráficas para a IBM e Commodore, em 1987 ela já começou a vender suas próprias placas nas linhas EGA Wonder e VGA Wonder.

A primeira placa da ATI capaz de fazer gráficos em 2D e 3D foi a 3D Rage que usava o chip Mach64 GT e foi lançada em 1995, ela era compatível com o DirectX 5 e tinha 2 MB de memória.

Foi apenas em 2006 que a AMD comprou a AMD e incorporou a empresa e a sua linha de produtos, e desde então as placas de vídeo são vendidas como sendo AMD ATI. É uma pena uma marca tradicional como a ATI desaparecer assim, mas do ponto de vista do marketing faz muito sentido afinal a AMD é uma marca mais conhecida que a ATI, acabam tornando as placas mais interessante para os leigos além de fortalecer a própria marca AMD.

Uma curiosidade é que sempre tive computadores com processadores AMD, principalmente pelo custo-benefício, e agora finalmente comprei minha primeira placa ATI e não me arrependi. E vocês usam placas de vídeo da ATI, ou melhor da AMD?

Fonte: Tech Report.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: