Saiba o que significam os botões do Playstation

26/08/2010 04:59 por Leandro Alves
Categorias   Curiosidades  Playstation  

O joystick do Playstation sempre foi um mistério para todo mundo, afinal qual seria o motivo de usar Triângulo, Quadrado, Círculo e X nos botões ao invés de usar letras ou números? Por incrível que pareça isso não foi escolhido ao acaso e têm uma explicação.



Quem explica numa entrevista para a Famitsu é ninguém menos que o Teiyu Goto, o engenheiro da Sony que criou o Playstation, sugindo ele: "As outras companhias de jogo daquele tempo atribuíam letras do alfabeto ou cores para os botões. Queríamos algo simples de lembrar, é por isso que nós fomos com ícones ou símbolos, e eu vim com a combinação triângulo-círculo-X-quadrado imediatamente depois. Eu dei um significado de cada símbolo e uma cor."

"O triângulo se refere ao ponto de vista, eu tinha que representam uma cabeça ou de direção e tornou-verde. O quadrado se refere a um pedaço de papel, eu tinha que representar menus ou documentos e tornou-rosa. O círculo e X representam sim ou não e os fiz vermelho e azul, respectivamente. As pessoas pensavam que essas cores foram misturadas, e eu tive que reforçar a gestão que é o que eu queria."

Uma curiosidade é que para os Japoneses o círculo têm o significado se sim, mas no ocidente mudaram a funcionalidade dos botões e o X ficou como sim e o círculo como não.

Por essa eu não esperava, até hoje eu acreditava que eles não tinham usado letras para não ficar muito parecido com o Joystick do Super Nintendo, afinal o primeiro joystick do Playstation foi baseado nele.

Fonte: 1up.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: