Google faz Quake II rodar no navegador sem usar nenhum plugin

03/04/2010 05:29 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  PC  Vídeos  

Três engenheiros do Google aproveitaram os 20% de tempo que eles têm para trabalhar em projetos pessoais e fizeram um port do Quake II que roda direto no navegador sem precisar de nenhum plugin, pois é feito totalmente em Javascript e utiliza vários recursos do HTML 5.

As principais tecnologias usadas foram o WebGL 3D que permite ao navegador utilizar a aceleração da plada de vídeo e o HTML 5 Canvas que permite criar imagens dinamicamente. Outos recursos interessantes do HTML 5 que foram usados são o HTML 5 Audio, HTML 5 WebSockets e HTML 5 LocalStorage.



Por enquanto o demo roda apenas no Chrome e no Safari, o Firefox têm problema com a performance do Javascript (que é muito mais rápido no Chrome) e o Internet Explorer não é compatível com a maioria dos recursos utilizados.

Infelizmente eles não conseguiram disponibilizar um demo do Quake II em Javascript, o motivo é que apesar da iD Software ter liberado o código fonte do jogo ela não liberou as texturas, modelos e soms e por isso não é possível disponilizar o jogo sem violar a licença. Mas para saber mais sobre o projeto visite o site do Quake II GWT Port.

Sem dúvida é algo muito promissor, pelo jeito essas novas tecnologias vão tornar o Flash algo desncessários pois em breve tantos os vídeos (como do Youtube) coo os joguinhos para navegador vão poder rodar diretamente em HTML 5.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: