Aniversário de 5 anos do PSP

25/03/2010 06:17 por Leandro Alves
Categorias   PSP  

Como o tempo voa, nem parece que o PSP acabou de completar 5 anos! Ele foi lançado no dia 24 de março de 2006 e foi o primeiro console portátil lançado pela Sony, e conseguiu surpreender no seu lançamento por possuir um hardware muito mais avançado que o Nintendo DS que é o seu concorrente direto, afinal somente no PSP temos uma tela widescreen de 4,3 polegadas e resolução de 480 x 272, joystick analógico (que é ruim mas é melhor que nada) e saída para TV. Mas mesmo assim ele não conseguiu superar o Nintendo DS em vendas.

Até hoje foram lançadas 4 versões do PSP com diferenças bem sutis entre elas, o PSP 1000 que saiu em 2005, o PSP 2000 que saiu em 2007, PSP 3000 que saiu em 2008 e finalmente o PSP Go que saiu em 2009 e surpreendeu por usar apenas jogos comprados por download, mas no final das contas acabou sendo um fracasso.

Protótipo do PSP


PSP 1000


PSP 2000


PSP 3000


PSP Go


Uma grande inovação do PSP foi o firmware atualizável que possibilitou o PSP receber várias melhorias no decorrer do tempo como browser, Skype, Leitor de RSS e Rádio pela Internet. Isso também trouxe uma enorme dor de cabeça para a Sony afinal logo na primeira versão já descobriram como rodar jogos piratas no PSP mesmo sem ter nenhum modchip, e mesmo com a Sony tentando corrigir ela nunca conseguiu resolver o problema.

Até agora foram lançados 520 jogos para PSP em UMD, 300 jogos na Playstation Network, e foram vendidas mais de 60 milhões de PSPs no mundo todo.

Para comemorar a Sony fez uma linha do tempo com todos os modelos e inovações do PSP. Clique aqui para ver a imagem ampliada.



Vamos aproveitar para relembrar nossas experiências com o PSP! Eu tenho um PSP desde o final de 2005 e evidentemente ele é um PSP 1000, ele já foi o console que mais joguei mas atualmente já não jogo tanto e ele está meio de lado, mas ainda curto bastante jogar nele é mais pela falta de lançamentos que me chame a atenção. E vocês, têm um PSP? Quando compraram? Qual o modelo? Ainda joga muito?

Fonte: Playstation.Blog.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: