Playstation completa 15 anos, veja como ele revolucionou o mercado de jogos

04/12/2009 06:06 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  Playstation  

Acabou de completar 15 anos que a Sony lançou o primeiro Playstation no Japão, no dia 3 de dezembro de 1994 para ser exato, e com isso marcou a sua entrada oficial no mercado de consoles. Com isso ela conseguiu mudar muita coisa no mercado de consoles como massificar jogos em CD-ROM em vez de cartuchos (o Nintendo 64 que o diga), popularizar os joysticks com 2 analógicos e um monte de botões como usamos até hoje, além de permitir que as produtoras fizessem jogos mais adultos o que acabou atraindo aumentando o publico do console. Com isso ele ficou incríveis 11 anos no mercado, só saindo de linha no dia 23 de março de 2006 após vender mais de 100 milhões de unidades.



Mas o mais incrível é que a Sony conseguiu em pouco tempo tomar a liderança da Sega e da Nintendo, quem viveu a época da guerra dos consoles de 16-bits sabe que parecia impossível que alguém conseguisse fazer isso. Tudo bem que ela teve uma ajuda grande dos seus concorrentes que erraram muito, como a Sega que lançou o Saturn que era difícil de programar e mais voltado para jogos 3D ou a Nintendo insistindo com cartuchos no Nintendo 64.





No Brasil infelizmente o sucesso do Playstation significou o declínio no mercado de jogos formal, afinal tanto o Nintendo 64 como o Saturn eram vendidos oficialmente por aqui mas mesmo assim não conseguiram concorrer com o Playstation que era importado. Além disso como os jogos do Playstation eram em CD e superfáceis de piratear isso popularizou o mercado informal de jogos em camelôs e que levou ao fechamento das locadoras de jogos (afinal era mais barato piratear que alugar) e alguns anos depois culminou com nenhum console da geração seguinte acabou sendo vendido oficialmente aqui no Brasil.



Sem dúvida que o legado e influência do Playstation foi enorme, basta reparar que todo o mercado de jogos de hoje é baseado no modelo criado com o Playstation, com jogos em disco ao invés de cartuchos, jogos em 3D, aumento da duração e complexidade dos jogos, entre outras coisas. Além disso algumas das grandes franquias que nasceram no Playstation e continuam por aí até hoje são Tomb Raider, Crash Bandicot, Spyro, Tony Hawk's Pro Skater, Resident Evil, Wipeout e Silent Hill.



Quem quiser aproveitar e relembrar o clássico Playstation pode fazer isso usando um emulador, dois ótimos emuladores para PC são o ePSXe e o pSX, dê uma olhada na lista de emuladores para fazer o download.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: