DOOM também pode ser uma proteção de tela
02/01/2026 11:09 por Leandro AlvesCategorias Doom PC

Não há como negar que DOOM é um dos jogos mais importantes de todos os tempos. Desde seu lançamento, no início dos anos 1990, ele se tornou imensamente popular, praticamente criando o gênero FPS (mesmo não sendo o primeiro) e recebendo ports para praticamente todas as plataformas da época. Essa relevância continua até hoje: a franquia segue recebendo novos jogos, e o primeiro título clássico continua sendo relançado tanto em plataformas modernas quanto nos mais variados dispositivos.
Por isso não é de se estranhar que foi lançado uma proteção de tela com o jogo DOOM, ele joga sozinho o primeiro episódio "Knee-Deep in the Dead", e permite configurar e até eliminar a música e efeitos sonoros. O DOOM Screen Saver foi criado por Wiaam Suleiman, que utilizou o DOOM Retro como base.
Uma diferença notável em relação ao jogo é que não há HUD, e o rosto do Doom Guy aparece alternadamente no canto direito ou no esquerdo. Isso é necessário, pois imagens estáticas podem causar o efeito burn-in nos monitores.
O protetor de tela pode ser baixado gratuitamente no site oficial do DOOM Screen Saver, e possui apenas versão para Window. A instalação é bem simples, basta baixar o arquivo .scr, clicar no botão direito e selecionar instalar, logo em seguida vai aparecer a tela do Windows que permite escolher e configurar o protetor de tela.
As proteções de tela foram muito populares durante os anos 1990, quando os monitores CRT ainda eram amplamente utilizados. Naquela época, elas eram necessárias para evitar o efeito burn-in e aumentar a vida útil dos monitores.
Com a popularização dos monitores LCD, as proteções de tela caíram em desuso. No entanto, como os modernos monitores OLED também sofrem com o efeito burn-in, elas voltaram a se tornar importantes para quem se preocupa em conservar o monitor.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo X (Twitter).
- Termina a exclusividade para Switch e Front Mission 3: Remake recebe data de lançamento para outras plataformas
- Panini lançará no Brasil álbum de figurinhas Super Mario: It’s-a me, Mario!
- 007: First Light terá seu lançamento adiado em dois meses
- Gachiakuta, um dos animes mais promissores do ano, tem seu primeiro jogo anunciado
- [Análise] Assassin’s Creed: Shadows no Nintendo Switch 2
- Capcom anuncia novo evento Resident Evil Showcase