PlayStation comemora 25 anos

04/12/2019 00:03 por Leandro Alves
Categorias      

PlayStation 25 anos

Hoje faz 25 anos que o PlayStation foi lançado, em 3 de dezembro de 1994 a Sony lançou no Japão o seu primeiro console, e logo de cara já conseguiu vender 100.000 unidades. A estreia no ocidente foi acontecer apenas em 9 de setembro de 1995.

Inicialmente o Play Station (no começo o nome era separado) seria um leitor de CD-ROM para o Super Nintendo, mas o acordo entre a Nintendo e a Sony não deu certo, o engenheiro Ken Kutaragi convenceu os executivos a continuar o projeto, que foi modificado para ser um console completo. O PlayStation foi o único console da quinta geração que reuniu boa capacidade 3D e leitor de CD-ROM, o que trouxe uma grande vantagem em relação aos seus rivais, afinal o Nintendo 64 tinha boa capacidade 3D mas os cartuchos limitavam os jogos, e o Saturn tinha leitor de CD-ROM mas era fraco nos gráficos 3D.

PlayStation

O joystick original do PlayStation não tinha analógico, alguns anos depois a Sony lançou o Dual Shock, que já possui dois analógicos num layout semelhante aos joysticks usados até hoje.

Várias séries famosas surgiram no PlayStation, o que acabou sendo o resultado de ter um console com gráficos 3D e da maior liberdade que a Sony dava para as produtoras. Alguns exemplos são Resident Evil, Silent Hill, Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Tomb Raider, e Gran Turismo.

Você teve um PlayStation? Quais os seus jogos preferidos no console?


Receba mais sobre "PlayStation comemora 25 anos" e outros assuntos interessantes gratuitamente no seu e-mail.
Não se esqueça de confirmar seu cadastro, basta clicar no link que será enviado para seu e-mail.
Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.


Compartilhe a notícia: