Wolfenstein 3D ganha versão para Game Boy Color em cartucho especial

20/12/2016 13:15 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  Game Boy  

Wolfenstein 3D é considerado o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa a se tornar um sucesso e popularizar o gênero, lançado em 1992 para MS-DOS, não demorou muito para que ele ganhasse versões para os mais diferentes consoles e computadores da época.

Mas o jogo nunca recebeu uma versão para Game Boy Color, afinal o portátil da Nintendo não tinha potência para conseguir rodar. Mas essa limitação foi contornada pelo modder Anders Granlund, que para isso teve que criar um cartucho especial.

Wolfenstein 3D para Game Boy Color

Para conseguir fazer o Wolfenstein 3D rodar no limitado hardware do Game Boy Color foi necessário utilizar um coprocessador, o escolhido foi um KE04 que possui uma CPU de 32-bit a 48MHz, que possui capacidade de processamento similar a um 80386.

Um detalhe interessante é que ele teve o cuidado de criar uma caixa e cartucho no padrão dos jogos de Game Boy Color, ficou tão bom que quem não conhece vai achar que o jogo saiu oficialmente.

Wolfenstein 3D para Game Boy Color

Wolfenstein 3D para Game Boy Color

Wolfenstein 3D para Game Boy Color

Assista no vídeo a seguir o Wolfenstein 3D rodando no Game Boy Color, é impressionante ver como o jogo funciona bem mesmo na resolução de 160 x 144 pixels. Atualmente o jogo conta com 3 tipos de inimigos e 10 fases do primeiro episódio, mas já está ocupando 123Kb dos 128Kb de ROM disponíveis.

Vale lembrar que o port do Wolfenstein 3D para Game Boy Color ainda não foi terminado, você pode acompanhar o progresso na página do projeto.


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: