Wolfenstein 3D ganha versão para Game Boy Color em cartucho especial
20/12/2016 13:15 por Leandro AlvesCategorias Clássicos Game Boy
Wolfenstein 3D é considerado o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa a se tornar um sucesso e popularizar o gênero, lançado em 1992 para MS-DOS, não demorou muito para que ele ganhasse versões para os mais diferentes consoles e computadores da época.
Mas o jogo nunca recebeu uma versão para Game Boy Color, afinal o portátil da Nintendo não tinha potência para conseguir rodar. Mas essa limitação foi contornada pelo modder Anders Granlund, que para isso teve que criar um cartucho especial.
Para conseguir fazer o Wolfenstein 3D rodar no limitado hardware do Game Boy Color foi necessário utilizar um coprocessador, o escolhido foi um KE04 que possui uma CPU de 32-bit a 48MHz, que possui capacidade de processamento similar a um 80386.
Um detalhe interessante é que ele teve o cuidado de criar uma caixa e cartucho no padrão dos jogos de Game Boy Color, ficou tão bom que quem não conhece vai achar que o jogo saiu oficialmente.
Assista no vídeo a seguir o Wolfenstein 3D rodando no Game Boy Color, é impressionante ver como o jogo funciona bem mesmo na resolução de 160 x 144 pixels. Atualmente o jogo conta com 3 tipos de inimigos e 10 fases do primeiro episódio, mas já está ocupando 123Kb dos 128Kb de ROM disponíveis.
Vale lembrar que o port do Wolfenstein 3D para Game Boy Color ainda não foi terminado, você pode acompanhar o progresso na página do projeto.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo X (Twitter).