[Análise] Lost Sea
01/07/2016 11:29 por Leandro AlvesCategorias Indie PC Playstation 4 Xbox One
Lost Sea é um jogo de sobrevivência bem interessante, onde o jogador deve explorar misteriosas (e perigosas) ilhas no Triângulo das Bermudas, além de recolher itens e membros da tripulação, com o objetivo de arrumar seu barco e conseguir voltar para casa.
Foi desenvolvido pela produtora indie eastasiasoft, que anteriormente já desenvolveu jogos como Söldner-X, Söldner-X 2: Final Prototype e Rainbow Skies.
Assim que o jogo começa você deve selecionar o seu personagem, existem oito opções e são bem variados, temos por exemplo um naufrago, uma aviadora, um capitão de navio. Mas a escolha é mais estético pois não altera em nada a jogabilidade, todos os personagens possuem as mesmas características.
A primeira fase é um tutorial, que ensina os conceitos básicos de combate, e de exploração que serão úteis no resto do jogo.
Na maioria das ilhas seu objetivo e conseguir os 3 pedaços do mapa que estão espalhados, depois retornar para o barco e seguir para a próxima ilha. Mas claro que existem vários incentivos para explorar a olha, pois enfrentando inimigos seu personagem ganha XP e assim pode ganhar novas habilidade, e também pode encontrar ouro que serve para melhorar o seu barco.
Enquanto explora a ilha você vai encontrar muitos sobreviventes, que podem ser recrutados para sua equipe, cada um deles possui habilidades que são muito úteis como serralheria para abrir baús, marcenaria para construir pontes, e até mesmo reviver o protagonista morto.
No começo você pode ter apenas um membro na equipe, mas conforme compra upgrades é possível ter uma equipe de até quatro pessoas. Eles seguirão seu personagem cegamente, mas eles não ajudam nos combates, e são meio burros e em muitas situações levarão muito dano em combate.
Os membros da equipe e seu personagem possuem energia e quando acaba ele morre, e é uma morte permanente. No caso do protagonista morrer é game over, a não ser que algum membro da equipe possua a habilidade de ressuscitar.
Enquanto você explora as ilhas vai se deparar com vários tipos de inimigos, desde sapos que tentam esmagar você, até mesmo plantas que atiram e homens das cavernas. Os combates são simples e geralmente fáceis, mas dependendo o número de inimigos a situação se complica rapidamente.
A grande dificuldade é que se o protagonista morre o jogo acaba, então você deve ser sempre cauteloso.
Um dos destaques do jogo é que os mapas são gerados aleatoriamente, assim sempre tem mapas diferentes toda a vez que joga. Mas apesar disso as ilhas de uma mesma fase acabam sendo parecidas, é que utilizam os mesmos elementos e inimigos, então mesmo com mapas diferentes elas acabam não oferecem desafios tão diferentes entre si.
Conforme avança pelo mapa vai explorando novas ilhas, e eventualmente vai enfrentar um chefe de fase. Após derrotar o chefe, você consegue gravar o jogo e segue para uma outra fase com temática diferente.
Lost Sea é um jogo de exploração bem interessante e divertido, com inimigos bem interessantes e mapas aleatórios que vão entreter você por muitas horas. Mas como pontos negativos temos o fato do jogo ser um pouco repetitivo, apesar do esforço dos produtores, e também a falta de um modo multiplayer, seria bem promissor jogar em duas ou mais pessoas e encaixaria muito bem nas mecânicas do jogo.
Um outro destaque é que o jogo está traduzido para o Português do Brasil, o que torna o jogo muito mais acessível.
Essa análise foi feita na versão para PC, que foi gentilmente cedido pela eastasiasoft. Atualmente o Lost Sea está disponível apenas para o Xbox One, mas em 5 de julho ele sai para PC e PlayStation 4.
Nota: 4/5
Prós: Mapa procedural, muita exploração, inimigos interessantes, clima de filme B, traduzido para Português.
Contras: Um pouco repetitivo, falta de modo multiplayer, gráficos simples.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo X (Twitter).