Nintendo 64 completa 20 anos

23/06/2016 17:02 por Leandro Alves
Categorias   Legend of Zelda  Nintendo  Nintendo 64  Super Mario Bros  

O Nintendo 64 foi lançado no Japão em 23 de junho de 1996, portanto está completando 20 anos hoje. No Brasil o Nintendo 64 foi lançado em 10 de dezembro de 1997, inicialmente foi vendido pela Playtronics e posteriormente pela Gradiente.

Ele foi o console de quarta geração da Nintendo e o primeiro video games de 64 bits do mercado, e também foi a primeira vez que a Nintendo utilizou o mesmo nome de video game no mundo todo, algo que depois se tornaria comum.

Nintendo 64

Não tem como negar que o Nintendo 64 foi um video game bem controverso, afinal se por um lado ele tinha um hardware melhor que seus concorrentes e capaz de executar efeitos de iluminação e filtros que não estavam presentes nos concorrentes. Mas isso acabava não sendo muito explorado devido ao console utilizar cartuchos, enquanto os outros consoles utilizavam CD-ROM, como o cartucho tinha um espaço bem menor isso acabava impactando a qualidade dos jogos.

Outro problema dos cartuchos é que eles eram bem mais caros de produzir que os CD-ROM, tanto que os jogos do Nintendo 64 eram em média US$ 10 mais caros que os de seus concorrentes.

A biblioteca de jogos do Nintendo 64 teve apenas 388 jogos, enquanto o PlayStation teve 1.100 jogos e o Saturn teve 600. Apesar disso o console recebeu alguns ótimos jogos, que não só marcaram época como servem de base para os jogos em 3D até hoje, alguns exemplos são o Super Mario 64, Mario Kart 64, Super Smash Bros., Goldeneye 007, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Banjo Kazooie.

Cartucho do Nintendo 64

Foi vendido até 2003 e atingiu a marca de 32,93 milhões de consoles vendidos, sendo o 14° mais vendido de todos os tempos. Terminou bem na frente do Saturn, que vendeu 9,26 milhões, mas em compensação vendeu muito menos que o PlayStation, que liderou a geração com folga e vendeu impressionantes 102,49 milhões de consoles.

O Nintendo 64 pode não ter sido o console que a Nintendo e que os fãs esperavam, mas apesar de todos os seus problemas ele marcou época, e muitos dos seus jogos rendem boas lembranças a seus fãs até hoje.

Alguém aqui teve um Nintendo 64? Compartilhe com a gente as suas lembranças!


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: