Código Konami completa 30 anos

26/04/2016 16:28 por Leandro Alves
Categorias   Konami  NES  

O Código Konami (também conhecido como Konami Code) acaba da completar 30 anos, ele apareceu pela primeira vez no Gradius do NES que foi lançado em 25 de abril de 1986.

Quem criou o código foi Kazuhisa Hashimoto, ele trabalhava no port do Gradius para NES e estava tendo dificuldades para testar o jogo, com o código ele já começava com a nave equipada com todos os power-ups. O problema é que ele se esqueceu de tirar o código quando o jogo foi lançado, acabou sendo descoberto pelos jogadores e se espalhou.

Gradius com o código konami

Gradius com o código konami

Mas o Código Konami só se popularizou mesmo no jogo Contra, onde permitia começar o jogo com 30 vidas ao invés de 3, algo que é bem necessário num jogo tão difícil.

Como surgiu no NES a sequência que se popularizou foi: ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A. Mas com o passar do tempo surgiram outras variações, principalmente em controles que tinham nomenclatura de botões diferentes, como por exemplo no PlayStation o B e A foram substituídos por X e Círculo.

Mas o mais impressionante é que mesmo após 30 anos o Código Konami ainda é muito utilizado, tanto que a lista de jogos que utilizam o código é enorme, tanto em jogos da Konami como em jogos de outras produtoras.

Vocês já utilizaram muito o Código Konami? Eu utilizei muito na época do NES, quando aprendi que os jogos da produtora utilizavam o código, peguei o costume de sempre testar para ver o que acontece.


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: