MAME agora é software livre e open source

07/03/2016 19:39 por Leandro Alves
Categorias   Emuladores  PC  

O emulador MAME finalmente pode ser considerado como software livre e open source, afinal agora está disponível sob a licença GPLv2 e boa parte do seu código fonte também está disponível sob uma licença BSD.

Apesar do MAME sempre ter código fonte aberto ele não era considerado open source pois possuía restrições no uso, pois não podia ser usado para fins comerciais. Isso impedia usos como museus que cobram entrada não podiam usar o MAME nas suas exibições, ou mesmo para empresas que possuem o copyright não podiam distribuir as ROMS junto com o MAME.

logotipo do Mame

MAME é um dos emuladores mais impressionantes que existe, afinal o projeto começou em 1997 com Nicola Salmoria lançando um emulador capaz de rodar vários jogos que usavam hardware semelhante ao Pac-man, desde então o MAME foi atualizado constantemente e hoje consegue emular milhares de jogos de fliperamas dos mais diversos tipos. Com isso o MAME se tornou muito importante na preservação dos jogos de fliperamas, afinal mesmo que o hardware não exista mais ainda é possível jogar no emulador.

Se você ainda não conhece o MAME eu recomendo que visite o site oficial e baixe a última versão, no próprio site você pode baixar alguns jogos. Vale lembrar que todas as ROMS disponíveis no site do MAME foram autorizadas pelos proprietários do copyright, por isso o número é pequeno mas já é uma boa maneira de começar.

O MAME foi um dos primeiros emuladores que eu conheci, a primeira versão que baixei foi a 0.27 em 1997, desde então virei um grande fã do projeto e acompanho o seu desenvolvimento. Sempre fui um grande fã de fliperamas, mesmo que hoje em dia eles estão quase em desuso não dá para negar a importância que eles tiveram no início da indústria de jogos. O que mais me fascina nos emuladores é a possibilidade de preservar aqueles jogos, permitindo que seja possível jogar mesmo para quem não têm acesso ao hardware original.


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: