Análise do Super Mario Maker

20/10/2015 15:28 por Heber da Silva Moreira
Categorias   Super Mario Bros  

Confesso que nunca fui fanático pelos jogos do Mário (apesar de ter jogado quase todas as versões, seja nos emuladores ou nos consoles originais, como Wii ou 3DS), e muito menos por jogos focados em criação de mundos ou cidades, como Minecraft ou SimCity, mas quando fiquei sabendo que seria possível criar (e jogar) as fases dos jogos do Mário, que é um dos maiores personagens (se não o maior) da história dos videogames, não resisti pagar pra ver Super Mario Maker, mesmo com o dólar dificultando bastante a compra de jogos importados como este, já que a Nintendo suspendeu a venda dos seus jogos no Brasil, como muitos já devem saber.

Screenshot do Super Mario Maker

Na tela principal do jogo podemos ver que o jogo se resume a 2 opções : criar fases, ou jogar fases criadas por outros jogadores ou pela própria Big N, como veremos depois.

Na verdade, ao iniciar o jogo já apresenta um tutorial pra criação das fases utilizando o Gamepad do Wii U, com poucas opções disponíveis, as quais vão sendo desbloqueadas e ampliadas conforme jogamos e criamos as fases.

Como podemos ver na imagem a seguir, na parte superior da tela tem os ícones (cano, bloco, etc) pra colocarmos na tela, o que é bem fácil (e praticamente indispensável) com o uso da caneta e com os quadrados que dividem a tela, que indicam exatamente onde devemos posicionar os blocos, canos e outros pra construção da fase.

Screenshot do Super Mario Maker

Conforme aumentam as figuras pra construção das fases, podemos clicar no menu do lado direito dos icones pra escolher outro conjunto ou mesmo alterar os conjuntos.

Screenshot do Super Mario Maker

O mesmo vale para o cenário escolhido : ao iniciarmos o jogo, só temos 2 opções de jogos pra montagem das fases : Super Mario Bros, do NES, ou New Super Mario Bros U, do Wii U. Conforme vamos construindo ou jogando as fases desbloqueamos outros jogos do Mário, como Super Mario Bros 3 (também do NES) e Super Mario World do Super Nintendo (SNES).

Screenshot do Super Mario Maker

Apesar de ser um jogo focado na criação de fases, como o título sugere, podemos só jogar, e as opções são diversas : podemos jogar 10 Mario Challenge, onde começamos com 10 vidas pra ganhar 6 fases, que podem ser da Nintendo ou de pessoas do mundo todo; ou em Course World, podemos escolher 100 Mario Challenge, onde temos 100 vidas pra passar 8 níveis, no modo fácil (Easy), ou 16 níveis no modo Normal. Além disso, é preciso estar conectado na Internet pra jogar este desafio das 100 vidas.

Screenshot do Super Mario Maker

Screenshot do Super Mario Maker

Screenshot do Super Mario Maker

Também é possível escolher uma fase criada por qualquer pessoa na opção Courses do Course World. Na aba Featured, são fases aleatórias criadas por qualquer jogador; na aba Star Ranking são as fases mais bem avaliadas pelos jogadores, e na última aba, Up and Coming, são fases que estão em criação, pelo que eu entendi. E se você tiver o ID (todas as fases criadas recebem um) da fase você pode procurar diretamente por ela através da lupa no canto superior direito da tela.

Screenshot do Super Mario Maker

Todas estas fases você pode apenas jogar ou fazer download pra edição, mas não é possível você fazer o upload da fase já que você não é o criador.

Por fim, a última opção do Course World se chama Makers e nela você pode ver os criadores que tiveram mais estrelas, ou seja, as melhores avaliações, e na aba Following, é mostrado os criadores que você está seguindo.

Screenshot do Super Mario Maker

Como vocês podem ver, o jogo tem muitas opções para os fãs do bigodudo, tanto pra criar fases do primeiro Mario do NES como do último Mário (ignorando lógico as versões 3D como Super Mario 3D World e Super Mario Galaxy do Wii – quem sabe numa futura versão do Mario Maker ?). Tem tudo pra ser um sucesso como 3D World e Super Smash Bros, pois é um jogo típico da Nintendo pra toda a família jogar, apesar de ter suas partes difíceis (neste caso mais em relação a dificuldade das fases criadas pelos jogadores e pela criatividade das criações, pois o processo de criação é bem fácil).

Só como exemplo, minha filha de 5 anos está criando fases sozinha pra ela mesma jogar, tanto que ela desbloqueou a maioria dos ícones pra criação das fases, e quando eu estou com ela, ela cria fases pra eu jogar, e vai alterando conforme eu vou jogando e vencendo.

Pra fechar com chave de ouro, os Amiibos podem ser utilizados na criação das fases, desbloqueando personagens no estilo antigo dos jogos do Mário (8 bits). Minha filha também adora usar o Amiibo do Pikachu pra criar as fases jogando com ele, é muito divertido!

Conclusão : Super Mario Maker é um jogo imperdível pros amantes do estilo plataforma - se você só gosta de jogos de tiro, RPG ou corrida provavelmente você nem deve jogar Super Mario, Sonic ou algo do tipo, quanto mais criar fases pra este tipo de jogo. Porém, se você cresceu jogando Mario Bros, ou gosta de jogos de plataforma em geral, como Shovel Knight, Mega Man e outros, você irá se divertir MUITO criando e jogando fases criadas por você e por outras pessoas (do mundo todo ou da sua própria família). Nota – 5 estrelas


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: