NES completa 30 anos

19/10/2015 18:42 por Leandro Alves
Categorias   NES  Nintendo  

O NES (Nintendo Entertainment System) acabou de completar 30 anos, o lançamento nos Estados Unidos foi em 18 de outubro de 1985. Ele era uma versão modificada do Famicom para o gosto dos Americanos, afinal era maior e tinha uma aparência de eletrodoméstico enquanto o Famicom era pequeno e parecia mais com um brinquedo.

A importância do NES é que ele chegou numa época em que o mercado não acreditava mais em video games, afinal o Crash de 1983 tinha falido os principais fabricantes e o mercado de jogos da época era voltado para computadores e fliperamas. Com ótimos jogos e muitas ideias inovadoras o NES conseguiu mostrar que o mercado de video games ainda era viável, tanto que até hoje ele ainda é o décimo console mais vendido de todos os tempos com 61,91 milhões de unidades.

Nintendo Entertainment System

Mas sem dúvida o que mais marcou o Nintendinho foram seus jogos, como por exemplo o Super Mario Bros. que na época vinha junto com o console, e de uma maneira ou outra é popular até hoje. Além disso foi no NES que surgiram jogos como The Legend of Zelda, Duck Hunt, Punch Out, Contra e Castlevania.

No Brasil o NES era inicialmente importado e geralmente chamado apenas de Nintendo, mas com o lançamento do Super Nintendo passaram a chamar de Nintendinho.

Uma curiosidade é que inicialmente o mercado brasileiro foi inundado por vários consoles compatíveis com o NES, mas nenhum deles era licenciado. O primeiro deles foi o Dynavision 2, que saiu em 1989 e utilizava cartuchos no padrão japonês iguais aos do Famicom. O NES somente chegou no Brasil oficialmente em 1993 fabricado pela Playtronic, mas na época não fez muito sucesso pois o mercado já estava focado na briga entre o Super Nintendo e o Mega Drive.

Aproveite e compartilhe com a gente as suas memórias com o Nintendinho, e também os seus jogos favoritos!


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: