Conheça os tipos de Memory Card do GameCube

22/03/2005 - 00h00 por Leandro Alves

Introdução
Memory cards são acessórios obrigatórios para quem têm um GameCube, pois é a única maneira de armazenar os seus progressos nos jogos.
Os números que aparecem no nome dos memory cards (59, 251, 1019) indicam o número de blocos que cabem no memory card, aproximadamente cada 16 blocos equivale a 1 MByte.
Os memory cards não têm trava regional, quando ele é colocado pela primeira vez no GameCube, ele é formatado para a região do GameCube, não é recomendável misturar saves de jogos de regiões diferentes no mesmo Memory Card, isso pode gerar problemas, principalmente no Memory Card 59.

Tipos
A Nintendo lançou 3 tipos de Memory Card para GameCube:

Memory Card 59
Possui 59 blocos, que equivale a 4 MB, e é vendido nas cores cinza e vermelho com azul (versão especial que acompanha o Pokemon Box: Ruby and Sapphire). É o memory card que foi lançado junto com o GameCube, e atualmente não é mais fabricado. Muitos jogos precisam de mais do que 59 blocos, oque limita o uso deste memory Card. O Animal Crossing por exemplo ocupa 59 blocos do cartão, ou seja só esse jogo já enche o Memory Card 59.
Antes de sair de linha, o Memory Card 59 já veio de brinde nos seguintes jogos:
- Animal Crossing (Estados Unidos)
- Animal Forest + (Japão)
- BioHazard (Japão)
- BioHazard Zero (Japão)
- Capcom vs. SNK 2 EO (Japão)
- Doshin the Giant (Japão)
- Lost Kingdoms II (Estados Unidos)
- Pokemon Box: Ruby and Sapphire (Japão)




Memory Card 251
Possui 251 blocos, que equivale a 16 MB, e é vendido somente na cor preta. Como o Memory Card 59 já estava se mostrando insuficiente, a Nintendo lançou em 2002 o Memory Card 251 que possui quatro vezes mais capacidade de armazenamento que o Memory Card 59.




Memory Card 1019
Possui 1019 blocos, que equivale a 64 MB, e é vendido somente na cor branca. Foi lançado em 2004, pois o Memory Card 251 já estava se tornando insuficiente, pois jogos como All Star Baseball 2003 (153 blocos) e Fifa (52 blocos) ocupam muito espaço. Como aconteceu anteriormente ele possui quatro vezes mais capacidade de armazenamento que o seu antecessor.
Alguns poucos jogos possuem algumas incompatibilidades como o memory card de 1019 blocos, a grande maioria são jogos pouco conhecidos:
- BackYard Football
- Darkened Skye
- Disney Sports: Skate Boarding
- Disney Sports: Soccer
- Sonic Adventure 2 Battle
- WTA Tour Tennis
Na maioria das vezes é bem fácil arrumar o problema: basta usar o memory card e deixar ele com menos de 999 blocos. Outra coisa que pode ajudar caso no memory card não seja detectado é retirar e inserir novamente.




Existem também Memory Cards de outros fabricantes, mas muitos deles apresentam problemas de incompatibilidade e perca de jogos gravados. Por isso é recomendável usar somente Memory Card da Nintendo.

Conclusão
Atualmente não compensa comprar o Memory Card 59, ele armazena muito pouco e a sua diferença de preço para o Memory Card 251 não é muito grande. E espaço extra no Memory Card nunca é demais, afinal nunca se sabe quando você vai jogar algum jogo legal, mas que ocupa muitos blocos do seu Memory Card...

Compartilhe: