Adaptação de drive de DVD de PC no XBOX

24/11/2004 - 00h00 por Leandro Alves

Autor: Emulabox

Requisitos:
- Xbox.
- Cabo de força "Y" para HD de PC (Um plug fêmea e dois machos, encontrado em lojas de informática).
- DVD-Rom de PC (Não importa a marca e nem a velocidade, o melhor é o Sansung e o mais comum é o LG).
- Ferro de Solda + estanho.
- Pedaço de Fio Fino para ligar no Eject do Xbox ao Botão.
- Serra fina ou Faca Quente (Parece loucura, mas eu usei isso).
- Ferramentas para Abrir o Xbox (Não explicarei essa parte).

Vantagens:

- Leitura a 16x.
- Lê todo tipo de Mídia. (Menos Original)

Desvantagens:
- A carcaça do se X não será mais e mesma.
- Necessário criar um novo botão de Eject.
- Para rodar o jogo é necessário dar um Boot na Dashboard.
- Não lê jogo original (Somente Drives da Marca Sansung, com Firmware Atualizado).

1º PASSO (Remover o Drive Original)



Abra o Xbox e retire o drive original juntamente com o cabo amarelo de força.

2º PASSO (Remover a tampa frontal)



Remova a parte frontal da gaveta do Drive Original. (Force para cima e puxe)

3º PASSO
Pegue o Drive de PC e retire totalmente a parte frontal, incluindo a tampa frontal da gaveta e do DVD-ROM. Ele deverá ficar parecido com a foto acima, quase igual ao drive original sem a frente. Depois abra totalmente o DVD-ROM, retirando sua carcaça para poder retirar a gaveta por completo (Caso deseje pintá-la de Preto).

4º PASSO
Após pintá-la, espere que seque totalmente e a coloque de volta no Drive. Aproveitando que o drive esta aberto, solde os fios do botão Eject como nas figuras abaixo






Como podem perceber, utilizei um plug de áudio fêmea colado na traseira do Drive e um fio de áudio que acompanha o próprio DVD-ROM de PC



5º PASSO (Recomendo que tomem cuidado nessa parte)
Após soldar e fazer as adaptações acima descritas feche o Drive para que possamos adaptar a frente da gaveta do drive original do Xbox na do PC . Essa parte é uma das mais complicadas e é necessário que você faça algumas comparações de encaixe entre as duas gavetas. No caso do Drive LG é necessário fazer um pequeno corte do lado direito da gaveta como mostra o esquema abaixo:



01 - Gaveta vista de cima, o ponto vermelho é mais ou menos onde se deve fazer o corte (Peque a frente da gaveta do Drive do Xbox e coloque na frente para medir o ponto do corte.). No meu caso, fui cortando aos poucos e medindo...
02 - Depois de achar o tamanho ideal, faça igual na figura 3.
03 - Faça um pequeno corte para que fique igual a figura (Basta uma faca de serra) Vá serrando aos poucos, pois tampa do drive do Xbox tem um rebarba em formato de gancho que se encaixará perfeitamente na lateral direita da gaveta do DVD-ROM.
04 - Após encaixar o lado direito da tampa na gaveta do DVD-ROM cole a parte esquerda com SuperBonder e pronto.


Parte Direita da gaveta vista de baixo, já com o pequeno corte e com a tampa da gaveta do Xbox já encaixada.


Parte esquerda da gaveta vista de baixo, tampa apenas colada por cima da gaveta sem nenhum tipo de encaixe. Aproveitem e serrem ou retirem com o ferro de solda o botão de volume,e o plug de fone de ouvido frontal do drive... para que o Drive enconte perfeitamente na frente do Xbox.


Parece que não vai dar certo, mas veja o resultado final !!!! Esse é o único jeito que encontrei para que a tampa ficasse igual e na mesma altura da original.

OBS: Caso ache muito difícil ou não esteja entendendo o esquema, não faça, pois além de olhar as figuras para entender mais ou menos como foi feito você precisará de um pouco de criatividade e alguns cálculos com a régua para que tudo saia perfeito. O mais fácil é pular essa parte agora e deixá-la por ultimo, quando o drive já estiver encaixado dentro do Xbox, pois ficará mais fácil de calcular o corte.

6º PASSO (Passando a faca no Xbox..hehehe)
Para encaixar o Drive de PC dentro do Xbox, você terá que sacrificar alguns pinos plasticos não muito importantes mas que farão com que o drive fique perfeito.


Serre o primeiro pino (do parafuso) verticalmente e o segundo pino mais abaixo horizontalmente. Faça isso para que o drive do PC encaixe perfeitamente.


Também serre esse pino mas não tanto, ou seja, não cometam o mesmo erro que eu. Cortei de mais e depois tive que colocar uma fita grossa para deixá-lo na altura ideal.


O resultado final deverá se parecer com isso.. quer dizer, não tão detonado assim, pois é possível fazer um trabalho mais bonito e limpo... fazer o que ... Fui a cobaia afinal !!!


Como podem ver, o drive no seu devido lugar, perfeitamente encaixado !

7º PASSO (Botão de Eject)
Algumas pessoas me perguntam se é possível fazer com que o botão de eject do Xbox abra a tampa do nosso novo Drive.
E eu lhes respondo SIM é possível, mas ao mesmo tempo DIFICÍLIMO.
Acontece que para adaptar o drive completamente com todas as funções é necessário utilizar um circuito integrado de código DM74LS00N e muitos fios soldados no seu DVD-ROM e ligados no controlador de DVD do Xbox (Cabo amarelo do Drive Original) Confesso a vocês que tenho 10 circuitos desses e que tentei tal adaptação seguindo um tutorial gringo... resumindo, quase queimei meu Xbox. Não sei se foi porque o modelo do drive era diferente, apesar de eu ter achado todos os tipos de voltagem que pedia no tutorial... sei lá, alguma coisa saiu errado e eu não quero tentar novamente, pois estou feliz com o meu segundo botão de eject.
Vou mostrar agora como fiz o segundo botão eject que ficou quase imperceptível ...

Material:

- 1 Pedaço de fio bem fino, de preferência utilize o de algum Mouse velho.. esse fio é excelente para isso. (Não tão Fino mas bem maleável).
- 1 botão igual ao do Eject do DVD-ROM do PC.. qualquer loja de eletrônico você encontra, ou até mesmo em loja de manutenção de informática.
- Furadeira (Ai meu Deus, o que esse cara vai fazer com uma furadeira !!! heheh).
- Ferro de Solda e estanho.

Obs: Pode se utilizar qualquer tipo de botão que seja de alta pressão, ou seja aquele que você aperta e ele volta bem rápido .. e podem colocar ou adaptar da forma que acharem melhor.

Como eu Fiz ?


Fiz um furo não muito grosso (um pouco maior que a espessura do botão de eject de Drive de PC) na lateral direita do Xbox. Note que você não pode adaptar o botão na carcaça superior do Xbox, aquela que é removida quando se abre o aparelho e sim em algum local da parte frontal que é fixa do Xbox.


Depois de feito o furo, posicionei o botão na parte interior da lateral e a soldei de maneira que o botão ficasse na direção do furo. Com o botão preso e posicionado lá dentro, só faltava arrumar uma cabecinha achatada em forma de botão... usei um tapa furo de armário (nem sei com deu certo).

ESQUEMA DO BOTÃO


Se forem utilizar o mesmo método que eu, não esqueçam de primeiro soldar os fios no botão e passar pela entrada de ar lateral do Xbox para depois soldar o botão e em seguida colar a cabeça. (Se acharem um botão mais fácil, esteticamente mais bonito e que já venha pronto me avisem !!!)


O resultado final é esse, o botão esta com umas manchas porque ele era branco e eu pintei de preto.. e ele já esta meio gasto.. mas funciona que é uma beleza. Volto a dizer, essa foi minha primeira adaptação, portanto, sugestões serão bem vindas !

8º PASSO (Ligar os cabos e pronto)
Depois de tudo isso basta conectar os cabos e fechar o Xbox.


Parte do cabo " Y " que vai no novo Drive. Tire o cabo de força do HD, encaixe o cabo de força " Y " e ligue o HD e o Drive nas outras pontas.


Leve o cabo do botão eject até a saída que criamos no Drive de DVD-ROM.


Por fim, conecte o cabo IDE no drive, o cabo de força e o cabo do botão Eject. Também coloque o DVD-ROM em modo SLAVE


Lembre-se que após acomodar os cabos e o drive, coloque a carcaça e prenda os parafusos (MENOS O PARAFUSO FRONTAL ESQUERDO, NÃO O COLOQUE). Não é possível colocar esse parafuso pois ele bate no Drive novo, não se preocupe pois o seu xbox ficará bem preso, mesmo sem esse parafuso.

Recompensa:













VIDEOS:
Xbox funcionando com o Drive de PC LG

Média Resolução:
http://moura.souza.sites.uol.com.br/Drive_LG_no_Xbox_B.WMV

Alta Resolução:
http://moura.souza.sites.uol.com.br/Drive_LG_no_Xbox_A.WMV


APROVEITE SEU NOVO DRIVE 16x!!!

Compartilhe: