Game Boy completa 25 anos

21/04/2014 21:24 por Leandro Alves
Categorias   Game Boy  Nintendo  

O Game Boy está completando 25 anos hoje, ele foi lançado no Japão em 21 de abril de 1989 e nos Estados Unidos em 31 de julho do mesmo ano.

Hoje ele pode parecer um console bem modesto, ainda mais por usar um processador de 8 bits com 4,19 MHz e tela de cristal líquido monocromático, mas na época ele foi revolucionário por ser um verdadeiro console portátil que permitia trocar de jogo (ele usava cartucho) e até mesmo jogar em 4 pessoas. Os portáteis da época eram bem simples e vinham com apenas um jogo, como era o caso do Game & Watch da Nintendo.



A tela do Game Boy era de LCD reflexivo de apenas 2,6 polegadas e resolução de 160x144. Como a tela não tinha iluminação própria ela era escura e difícil de ver, mas mesmo assim foi uma boa decisão da Nintendo usar essa tela, os seus concorrentes como o Game Gear e o Lynx que usavam telas coloridas e maiores mas gastavam muita pilha.

Em 1996 a Nintendo lançou o Game Boy Pocket, que era menor que o modelo anterior mas possuía uma tela maior e mais nítida, e utilizava duas pilhas AAA. Este foi o primeiro modelo que foi lançado com várias opções de cor.

Outro modelo foi o Game Boy Light, que é pouco conhecido pois foi lançado apenas no Japão. Ele era semelhante ao Game Boy Pocket, mas sua tela tinha backlight, o que era algo que fazia muita falta no Game Boy original.



O jogo de maior sucesso do Game Boy é o Tetris, o que não é de se estranhar afinal ele acompanhava o console, mas não dá para negar que foi uma ótima escolha da Nintendo. Afinal as partidas rápidas do Tetris eram ideias para um console portátil, e também ele era compatível com o cabo Gamelink para partidas entre dois jogadores.



O Game Boy deixou de ser fabricado em março de 2003, durante esse tempo foram vendidos 118,69 milhões de unidades, com isso ele é o terceiro video game mais vendido de todos os tempos. Ele fica atrás apenas do PlayStation 2 que vendeu mais de 155 milhões, e do Nintendo DS com 153,98 milhões.

Atualmente é possível comprar seus jogos na eShop do Nintendo 3DS, que é a maneira mais simples de conhecer os jogos do portátil.

Alguém aqui tem ou teve um Game Boy? Quais são suas recordações com este portátil?
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: