Doom completa 20 anos

11/12/2013 16:50 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  PC  

Doom acaba de completar 20 anos, ele foi lançado no dia 10 de Dezembro de 1993 na versão para PC, e mesmo não tendo sido um dos primeiros FPS ele ajudou a definir e a popularizar o gênero. Tanto que durante um bom tempo os FPS eram chamados de clones do Doom.

Em comparação aos outros jogos de tiro em primeira pessoa da época o Doom era superior em todos os aspectos, para começar pelo visual que era muito mais realista, além disso as fases possuíam vários andares e segredos, as armas eram variadas e bem caracterizadas, e também pelo modo multiplayer que era algo raro na época.



Uma coisa que ajudou a popularizar o Doom foi a sua forma de distribuição, afinal o jogo era dividido em três episódios e existia uma versão shareware que podia ser distribuída livremente, ela vinha com um dos episódios completos. Era possível jogar por muito tempo sem pagar nada, e por isso na época era comum copiardisquetes de amigos com o Doom ou mesmo baixar através de BBS.



A violência era algo marcante no Doom, tanto que todos os inimigos ao serem mortos se despedaçaram ao som de algo sendo esmagado, e apesar de grotesco era algo prazeroso ao jogador. Afinal nenhum dos inimigos era humano, eram todos demônios, zumbis e vários tipos de monstros.

Se você está acostumado com FPS modernos jogar Doom pode ser uma experiência estranha, afinal você movimenta o Doom Guy com as setas e não com as teclas WASD, a mira é automática e não com o mouse, e as fases não são lineares e é bem comum se perder. Mas garanto que até hoje é um jogo muito divertido, e ape



O Doom estava no auge da sua popularidade na época em que comprei o meu primeiro PC, e por isso mesmo acabou sendo um dos primeiros jogos que joguei de maneira mais séria no computador. Todo o dia quando chegava em casa jogava Doom por várias horas, procurando descobrir todos os segredos de cada fase. Foi no Doom que joguei minhas primeiras partidas multiplayer, só que eram através de modem ou cabo serial mas apesar de ser arcaico dava para jogar bem e se divertir muito!

E vocês jogaram o Doom? Compartilhe com a gente as suas lembranças!
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: