Minhas impressões da Brasil Game Show 2013

27/10/2013 09:01 por Leandro Alves
Categorias   

É época de Brasil Game Show, a maior feira de jogos da América Latina começou sexta e eu estava lá para conhecer as novidades. Esta foi a primeira vez que vou na BGS, e já comecei bem pois pude visitar a feira no dia reservado para jornalistas, convidados e portadores de ingressos vip.

Fiquei mais de 8 horas na feira e nem preciso dizer que aproveitei para jogar todos os jogos que achei interessante, alguns deles mais de uma vez. Também pude jogar o Playstation 4 e o Xbox One, e conhecer vários jogos dos novos consoles.



Vou fazer um breve relato dos estandes que achei mais interessante e suas atrações atrações. Não espere uma análise dos jogos, pois quero passar apenas minhas primeiras impressões.

Activision
O grande destaque no estande da Activision era o Call of Duty: Ghosts, com 36 estações interligadas que permitiam partidas multiplayer entre os participantes. Aparentemente a versão era a do Xbox One, pelo menos o joystick era, mas como ele também funciona no PC fica difícil ter certeza.
Joguei duas partidas de Call of Duty: Ghosts e gostei bastante, o visual está ótimo e as partidas são sempre muito disputadas. Infelizmente joguei muito pouco da série, então não posso fazer nenhuma comparação.





Aproveitei para conhecer o Skylanders Swap Force, que tem como destaque o uso de bonecos reais no jogo. Você compra o boneco, coloca na base e ele aparece no jogo, e inclusive é possível trocar de personagem a qualquer momento.

O jogo em si me pareceu ser um jogo de plataforma bem comum, mas posso estar errado pois joguei só um pouco.





Também joguei o Teenage Mutant Ninja Turtles que é baseado no novo desenho, ele é um beat'em up onde as 4 tartarugas lutam juntas, mesmo que você jogue sozinho. Não gostei do jogo, os inimigos se repetem muito e as lutas são sem graça.

Blizzard
O destaque no estande da Blizzard é o Hearthstone: Heroes of Warcraft, e conta com 8 estações interligadas em duplas para partidas multiplayer. É possível jogar com a tela de toque, mas todos os computadores também possuem mouse.

Confesso que no começo fiquei meio perdido, por não saber que as estações estavam interligadas fiquei esperando o jogo começar por algum tempo, mas um dos atendentes me orientou e me colocou para jogar contra outra pessoa. Não fui muito bem mas gostei bastante do jogo, e como ganhei uma key para a versão beta pretendo jogar mais em breve.

Vale lembrar que a Blizzard vai distribuir 10.000 keys durante a BGS, basta jogar o Hearthstone e você receberá um cartão com a key.





A outra atração era o Diablo III na versão para consoles, como a grande novidade dessa versão é o modo multiplayer local a estação possuía dois sofás e dois joysticks.

Apesar disso eu joguei sozinho por isso não conheci o aspecto multiplayer, mas pelo menos pude ver que ficou muito com jogar com o joystick e em nenhum momento senti falta do mouse.



Electronic Arts e Warner
O primeiro jogo que joguei no estande da Electronic Arts e Warner foi o Batman: Arkham Origins, afinal o jogo tinha em enorme destaque no estande com direito a 18 estações de jogo e uma estátua do Batman em tamanho real. Além disso joguei os anteriores e adorei, sou um grande fã da série.

Aproveitei para ficar planando com o Batman pelas ruas de Gotham City, bati em muitos bandidos que encontrei pelo caminho, usei algumas bat-bugigangas para resolver quebra cabeças. Achei o jogo em si bem semelhante aos anteriores, não que isso seja algo ruim.





Logo em seguida fui jogar o Dying Light, e era exatamente o que estava esperando: um Dead Island com Parkour. O personagem é bem ágil com direito a movimentos dignos a qualquer Assassin's Creed, tudo isso aliado a visão em primeira pessoa deixou o jogo bem interessante. Pena que a demo tinha uma área de jogo pequena, e tempo limitado para as partidas.



Não era possível jogar o Need for Speed: Rivals, e as estações apenas passavam um vídeo do jogo. Pelo menos o visual estava ótimo, e o jogo em si pareceu ser muito bom.



Outro jogo com grande destaque no estande foi o Battlefield 4, que possui 32 PCs interligados para partidas multiplayer. Mas infelizmente acabei não jogando, deixei para depois e acabei me esquecendo.



NC Games e Ubisoft
O estande da NC Games e Ubisoft era bem interessante, pois é dividido em 4 partes e cada uma delas decorada de acordo com o jogo em destaque.

Comecei jogando o Assassin's Creed IV, que tinha um estande decorado com uma proa de navio e um telão. A demo rodava num Playstation 4 e permitia escolher três fases diferentes para jogar, eu escolhi uma fase de combate naval em que você deve invadir uma fortaleza, e que é igual a que apareceu num trailer do jogo. Infelizmente não peguei muito o jeito e meu ataque não deu muito certo, mas não tive como deixar de reparar o lindo visual do jogo.



O estande do PES 2014 era bem legal, e o chão imita um campo de futebol.



No estande do Just Dance 2014 sempre tinham vários dançarinos profissionais demonstrando o jogo, a versão era a do Xbox 360 repare que o sensor do Kinect fica bem visível.



Sony
O estande da Sony é um dos maiores, e na minha opinião um dos mais interessantes. Além de ter o Playstation 4 em destaque ele também têm várias cabines para jogar Gran Turismo 6, e também estações para experimentar jogos de Playsatation 3, Playstation 4 e Playstation Vita.

Outra coisa legal é que você ganha um cartão e cada vez que você joga ganha um carimbo no cartão, depois ele é trocado por um poster e cada carimbo vale um cupom para concorrer a um Playstation 4. Eu fiquei tanto tempo jogando no estande que ganhei 18 cupons!

Comecei jogando o Gran Turismo 6, todas as estações de jogo possuiam volante e pedais muito bons e que deixavam a experiência de se jogar ainda mais interessante. Eu gostei do Gran Turismo 6, mas sem grandes novidades em relação ao jogo anterior. Vale a ressalva que joguei apenas uma corrida, e por isso não sei dizer como está o resto do conteúdo do jogo novo.







Joguei bastante Puppeteer no Playstation 3 e adorei o jogo, gostei do estilo do jogo que imita um teatro e sempre com o narrador contando a história a todo momento.

Depois joguei um pouco do Beyond Two Souls, e gostei bastante também, apesar de demorar um pouco para conseguir fazer alguma coisa no jogo.

Também joguei o Killzone: Mercenary no Playstation Vita, e apesar de ter jogado pouco tempo deu para ver que os gráficos são ótimos e a jogabilidade também. Eu não tenho um Vita ainda, mas sou meio traumatizado em jogar FPS no PSP e nisso o Vita melhorou muito graças ao seu segundo analógico.

Experimentei o Marvel Super Heroes no Playstation Vita, e achei idêntico as outras plataformas. Joguei uma fase com o Homem Aranha em que ele contava com a ajuda do Reed Richards.

Mas o jogo de Playstation Vita que mais gostei foi o Teara Way, a forma com que ele usa as funcionalidades do Playstation Vita é genial. Em certos momentos você usa o painel traseiro para lutar contra os inimigos, um dedo aparece na tela extamente na posição em que seu dedo está no painel e mata os inimigos. Além disso ele usa bastante a tela de toque para selecionar opções, ou mesmo em coisas mais criativas. A câmera dianteira também é usada, ele tira uma foto do jogador, e que aparece de vez em quando no jogo, afinal você é quem está auxiliando o personagem.



O primeiro jogo de Playtation 4 que experimentei foi o Knack, que têm ótimos gráficos mais que não chega a ser surpreendente. A demo do Knack possuía três fases, uma na rua, depois no interior de um prédio, e outra no gelo.

O jogo em si era mais de plataforma e ação, você enfrenta alguns inimigos, escala umas plataformas, recolhe fragmentos que garantem mudar de forma. Somente a fase no interior do prédio que possuía mais elementos de exploração, além de ter que mudar o material do robô em determinados pontos para não ser detectado pelos lasers.



Depois joguei o Driveclub, e a primeira coisa que me chamou a atenção é que o visual do jogo é tão lindo como nas imagens e vídeos divulgados. Na demo pude dar duas voltas na pista com um Porsche, e confesso que apanhei um pouco dos controles do jogo. O jogo foca um pouco em drifts, e enquanto tentei fazer as curvas normalmente não tive muito sucesso.



O último jogo de Playstation 4 que joguei foi o Killzone Shadow Falls, que estava em modo multiplayer e cada sessão era jogada por 8 pessoas divididas em dois times. O visual do jogo é excelente, com cenários grandes e detalhados. Os controles também sofreram mudanças e o personagem está bem ágil, mas quem se acostumos com os jogos anteriores pode estranhar um pouco no começo.



O próprio Playstation 4 estava em destaque no estande da Sony, que estava com 4 joysticks além da Playstation Eye. Repare que cada joystick possui uma cor diferente no topo, esse recurso é usado para detecção de movimento de maneira semelhante ao Playstation Move.







Microsoft
O estande da Microsoft é um dos maiores, mas infelizmente na sexta só era possível jogar o Killer Instinct no Xbox One. Haviam sessões para Ryse e Dead Rising 3 mas que infelizmente estavam passando apenas vídeo, mas talvez isso tenha mudado nos outros dias.









De tempos em tempos aparecia um grupo fazendo performance que lembrava algum dos futuros lançamentos do Xbox One, eu vi uma do Rysing e outra do Dead Rising 3.



O estande tinha várias estações para jogos de Xbox 360, como Forza Horizon, Gears of War Judgement e Halo 4.



É claro que não poderia faltar o Xbox One em exposição, repare na etiqueta que o console é uma versão beta.





Joguei um pouco de Killer Instinct contra o Mano Beto da Game Sênior e perdi as duas, o que é bem normal pois sou um desastre em jogos de luta. Gostei bastante do novo Killer Instinct, o visual está ótimo e com muitos efeitos de partículas e fumaça, além disso a jogabilidade está bem diferente e mais próxima dos jogos de luta modernos.

Acabei não tirando foto da partida e nem do Killer Instinct, mas tirei uma foto com o Mano Beto logo após a partida.



Hyperkin
Finalmente pude conhecer os produtos da Hyperkin pessoalmente, quem acompanha o Jogorama sabe que eu falo deles já a algum tempo. Pude conhecer pessoalmente o Supaboy e o RetroN 2.



Mas o grande destaque foi o RetroN 5, que era apenas um protótipo mas que será lançado nos próximos meses. Uma das novidades é que o console possui vários filtros que podem ser aplicados na imagem, semelhante ao que a gente vê nos emuladores, e assim deixa os jogos antigos com uma melhor aparência nas TVs novas.



nVidia
O site da nVidia têm várias novidades, mas confesso que fui direto ver o nVidia Shield. Que é um console portátil con Android e que é capaz de receber streaming de jogos de PC. Eu joguei um pouco o Sonic 4 de Android, e logo depois tentei o Borderlands 2 de PC. A funcionalidade é bem interessante pois ele sincroniza com o jogo que está no PC a qualquer momento, e tudo o que mostrava na tela do PC aparecia na tela do portátil, e aparentemente sem nenhum atraso.





Esse foi o meu relato do primeiro dia da BGS 2013, infelizmente demorou um pouco para ficar pronto mas pelo menos consegui mostrar um pouco das novidades que puder ver e conhecer no evento. Daqui a pouco vou novamente para São Paulo para o terceiro dia da BGS, e pretendo escrever mais nos próximos dias.

Nem preciso dizer que vale muito a pena ir no evento, são raras as ocasiões que podemos conhecer jogos e consoles antes do lançamento. Alguém aqui foi na BGS? O que achou do evento?
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: