Steam Controller quer substituir teclado e mouse

27/09/2013 16:57 por Leandro Alves
Categorias   Acessórios  PC  Valve  

Esta foi uma semana bem cheia para a Valve, afinal depois dela revelar o sistema operacional SteamOS e o console Steam Machines, hoje (dia 27/09) ela anunciou o Steam Controller.

O Steam Controller é um joystick compatível com toda a biblioteca de jogos do Steam, a ideia é que ele consiga substituir o teclado e o mouse.



O que mais chama a atenção no Steam Controller são os dois trackpads, que são superfícies de alta definição sensíveis ao toque, e que prometem substituir as alavancas analógicas, com a vantagem de terem uma precisão muito maior e mais próxima a do mouse. Além disso os dois dois trackpads também são clicáveis, e funcionam como botões.

Além disso ele possui 16 botões, sendo que metade deles é acessível sem ter que tirar os dedos dos trackpads.



Como os trackpads são menos físicos do que direcionais analógicos, a Valve resolveu usar atuadores lineares ressonantes duplos para uma resposta háptica mais precisa, Esses imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads, e são capazes de gerar um alta variedade de força e vibração.

Outro destaque do Steam Controller é a tela de toque de alta definição, que está localizada no centro do joystick. Sua função é mostrar informações secundárias dos jogos, além de permitir várias ações que normalmente precisariam de um botão físico.



É possível criar configurações personalizadas para o Steam Controller, a ideia é que ele seja usado em toda a biblioteca de jogos do Steam, mesmo para os que foram desenvolvidos para usarem teclado e mouse. Além disso será possível criar e compartilhar suas configurações com a comunidade.



Quem for sorteado para ganhar uma Steam Machines na fase beta também vai levar um Steam Controller, só que uma versão mais simples que não terá a tela de toque e precisará de um cabo USB para funcionar.

Não dá para negar que a Valve tentou inovar com o Steam Controller, vamos ver se o resultado será tão bom quanto a proposta. Estou curioso para ver se será confortável jogar com esse joystick os jogos de estratégia em tempo real e os de tiro em primeira pessoa, que são gêneros que costumam ser jogados com teclado e mouse.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: