Famicom completa 30 anos

16/07/2013 22:03 por Leandro Alves
Categorias   Japão  Nintendo  

O Famicom acabou de completar 30 anos, ele foi lançado no Japão em 15 de julho de 1983, nos Estados Unidos ele foi lançado em 18 de outubro de 1985 com o nome de NES.

Na época a Nintendo já tinha lançado vários fliperamas e até mesmo tinha criado o mercado de jogos portáteis com o Game & Watch, mas o Famicom foi o primeiro console da empresa.



O Famicom se destaca por ter ajudado a indústria de jogos a se recuperar do Crash dos Videogames de 1983, que acabou com boa parte das empresas da época, e colocou o Japão em destaque no desenvolvimento de jogos. Se não fosse pela Nintendo talvez levasse mais tempo até alguma empresa lançar um novo video game, ou talvez o mercado de jogos poderia ter se voltado totalmente para os computadores pessoais da época.

Foi com o Famicom que a Nintendo introduziu o modelo de negócio que atualmente é padrão na indústria de video games, onde o fabricante do console autoriza outras empresas para produzir e distribuir jogos, e em troca ganha uma porcentagem das vendas.

Outra importante inovação foi o joystick do Famicom, que era no formado joypad e não possuia manche como nos outros video games da época. Os joysticks não podiam ser removidos do console, e o joystick 2 possuía um microfone que podia ser usado em alguns jogos.



Feliz Aniversário Famicom, se não fosse por você talvez nem teríamos video games para jogar nos dias de hoje!
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: