MAME completa 15 anos e lança versão 0.145

07/02/2012 07:43 por Leandro Alves
Categorias   Emuladores  Fliperama  

O MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) acabou de completar 15 anos, ele é um famoso emulador de fliperamas e que também é de longe um dos mais completos e complexos emuladores que existem. Aproveitando a data comemorativa foi lançada a versão 0.145, que já está disponível para download no site oficial.



A primeira versão do MAME foi o MAME 0.01, que foi lançado em 1997 para o MS-DOS e emulava apenas 5 jogos. O projeto cresceu exponencialmente e conseguiu muitos colaboradores, e atualmente suporta 18.650 jogos e suas variações, e possui versões para os mais variados sistemas operacionais.

Eu conheci o MAME em 1997 quando já estava na versão 0.27, e baixei a primeira versão que saiu para Windows e que tinha interface gráfica, que o deixava um pouco mais lento mas era muito mais fácil de usar. Na época existiam vários emuladores independentes de fliperama o que complicava muito na hora de usar, afinal ficava difícil acompanhar as atualizações ou mesmo lembrar qual é o emulador que roda o jogo que você quer jogar. Graças ao MAME relembrei vários jogos de fliperama que não jogava a um bom tempo, e que em alguns casos nem lembrava o nome, e também tive a oportunidade de conhecer vários jogos antigos que não tive a oportunidade de conhecer quando saíram.

Até hoje continuo jogando MAME, uso o MAME UI que é a versão com interface gráfica para Windows, e costumo usar dois joysticks de Xbox 360 para jogar.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: