Nintendo apresenta o Wii U, o sucessor do Wii

08/06/2011 07:37 por Leandro Alves
Categorias   E3 2011  Nintendo  Wii  Wii U  

Durante sua conferência na E3 2011 a Nintendo finalmente apresentou o Wii U que será o sucessor do Wii, e anteriormente ele era conhecido apenas pelo nome de Project Cafe. O visual do Wii U ficou parecendo uma mistura de Wii com Xbox 360.



Com o Wii U finalmente a Nintendo entra na era HD, afinal o novo console possui saída HDMI e têm resolução de 1080p, algo que é indispensável nos dias de hoje.

Como sempre a Nintendo não divulgou as especificações técnicas, mas se sabe que o processador será feito pela IBM e vai usar a tecnologia Power, e a GPU será feita pela AMD e será um AMD Radeon HD GPU customizado. Não chega a ser uma grande novidade afinal no Wii a IBM também forneceu o processador e a AMD a GPU.

Uma curiosidade é que o Wii U não vai usar Blu-Ray e sim um formato proprietário da Nintendo, e cada disco terá capacidade de 25 GB que é a mesma de um disco de Blu-Ray single layer. Para armazenamento o Wii U vai usar memoria flash mas a paracidade não foi divulgada, e ela poderá ser expandida por cartões SD e HDs externos.

O Wii U será totalmente compatível com jogos e acessórios do Wii, mas não foi mencionado se o Wii U será compatível com jogos de GameCube. Pelo o que foi mostrado pode ser que ele não seja inclusive porque está confirmado que ele não aceita joysticks do GameCube.

O joystick do Wii U possui uma tela de toque de 6,2 polegadas, acelerômetro, giroscópio, rumble, câmera, microfone e auto falantes. Os controles seguem o mesmo esquema do Classic Controller do Wii, com duas alavancas analógicas, direcional, e botões A, B, X, Y, L, R, ZL e ZR.





Pelo o que a Nintendo disse até agora o Wii U vai usar apenas um controle novo, e os outros jogadores vão usar Wiimotes. Afinal esse novo joystick parece ser bem caro, e a Nintendo deve tentar não tornar o Wii U muito caro.





Entre os primeiros jogos anunciados teremos Legend of Zelda, New Super Mario Bros. Mii, Super Smash Bros., LEGO City Stories, Darksiders II, Batman Arkham City, Ghost Recon Online, Tekken, DiRT 3, Aliens Colonel Marines, Metro Last Night, Ninja Gaiden 3, Battlefield 3, Harry Potter, The Sims, Army of Two e Need for Speed. Muitos jogos ainda não têm um nome definitivo, mas já dá para perceber que o Wii U vai receber vários jogos multiplataforma, algo que não acontecia com o Wii.

O Wii U será lançado entre abril e dezembro de 2012 e o seu preço não foi divulgado, mas pelo o que vi até agora ele não deve ser um console barato. E vocês o que acharam do Wii U?
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: