Super Mario Bros. completou 25 anos, relembre seus principais jogos - parte 2

14/09/2010 13:05 por Leandro Alves
Categorias   Clássicos  Gamecube  Nintendo  Nintendo 3DS  Nintendo 64  Nintendo DS  Super Mario Bros  Wii  

Ontem o Super Mario Bros. do NES completou 25 anos, e para comemorar comecei a fazer uma lista com os principais jogos do Mario, só que como a lista começou a ficar muito grande acabei dividindo a lista em duas partes, hoje teremos os jogos lançados a partir de 2001. Também não deixe de ver a primeira parte do especial do 25 anos do Super Mario Bros.



Dr. Mario 64 (2001)
Como o nome já denuncia o Dr. Mario 64 foi lançado para o Nintendo 64, e é essencialmente um remake melhorado do Dr. Mario. Além dos gráficos melhorados também temos o modo multiplayer para 4 jogadores e novos modos de jogo.



Mario Kart: Super Circuit (2001)
O Mario Kart: Super Circuit foi lançado para o Game Boy Advance, e foi o primeiro jogo da série para um portátil. Além de 20 pistas originais também têm 20 pistas do Super mario kart original.



Super Smash Bros. Melee (2001)
O Super Smash Bros. Melee segue a mesma linha do primeiro Super Smash Bros., e é um jogo de luta com vários personagens famosos da Nintendo. Ele é o jogo mais vendido do GameCube com mais de 7 milhões de unidades



Super Mario Sunshine (2002)
O Super Mario Sunshine foi lançado para o GameCube é o segundo jogo de plataforma em 3D com o Mario, é um bom jogo e com ótimos gráficos mas que infelizmente não agradou a todo mundo. Afinal o jogo têm vários elementos diferentes dos jogos tradicionais do Mario, para começar que ele não se passa no reino dos cogumelos e sim na ilha Delfino, depois por que o Mario usa um acessório chamado FLUDD que é usado para limpar a ilha, voar, correr, mas que acabou fugindo a mecânica tradicional de um jogo de plataforma do Mario.



Mario Kart: Double Dash‼ (2003)
Mario Kart: Double Dash‼ é outro jogo polêmico lançado para o GameCube, principalmente pela possibilidade em se jogar com dois personagens no mesmo kart, afinal muita gente não gostou da novidade que foi deixada de lado nos outros jogos da série. Uma novidade interessante é que é possível jogar em rede com até 16 pessoas, só que para isso é preciso ter o GameCube Broadband Adapter.



Mario & Luigi: Superstar Saga (2003)
O Mario & Luigi: Superstar Saga foi desenvolvido pela AlphaDream e lançado para o Game Boy Advance, e é o terceiro RPG com o Mario.



Paper Mario: The Thousand-Year Door (2004)
Paper Mario: The Thousand-Year Door foi lançado para o GameCube, e é mais um RPG com o Mario, só que dessa vez segue a mesma linha do Paper Mario que foi lançado para o Nintendo 64.



Mario Pinball Land (2004)
O Mario Pinball Land é um curioso jogo lançado para o Game Boy Advance onde o Mario faz o papel de uma bola de pinball, o jogo têm ótimos gráficos mas é criticado pela dificuldade que é alta e mal balanceada.



Super Mario 64 DS (2004)
O Super Mario 64 DS foi um dos primeiros jogos lançados para o Nintendo DS, e é um remake melhorado do clássico Super Mario 64 do Nintendo 64. Ele têm gráficos melhorados, novos personagens jogáveis, modo multiplayer e minigames. Uma curiosidade é que é o primeiro jogo em que o Yoshi aparece sozinho, sem ter ninguém montado em suas costas.



Dance Dance Revolution Mario Mix (2005)
Basicamente o Dance Dance Revolution Mario Mix é um jogo da série DDr só que com personagens e músicas do Mario. Ele foi lançado para o GameCube e acompanhava um tapete de dança.



Mario Kart DS (2005)
Como o nome já denuncia o Mario Kart DS foi lançado para o Nintendo DS e segue a linha dos outros jogos da série, com pistas novas e várias clássicas. Este é o primeiro jogo da série mario Kart compatível com o Nintendo Wi-Fi Connection.



Mario & Luigi: Partners in Time (2005)
Mario & Luigi: Partners in Time foi lançado para o Nintendo DS e é sequência do Mario & Luigi: Superstar Saga, e assim como ele também é um RPG. O jogo é focado em viagens no tempo e tem como personagens o Mario, Luigi, Baby Mario e Baby Luigi.



Mario Kart Arcade GP (2005)
O Mario Kart Arcade GP é o primeiro fliperama do Mario em mais de uma década, e também o único jogo que foi exclusivo para fliperama e nunca recebeu versão para nenhum console. O Mario Kart Arcade GP usa uma placa de fliperama chamada Triforce, que é basicamente um GameCube melhorado, e permitia até 4 jogadores simultâneos.




Uma curiosidade é que quem desenvolveu o jogo foi a Namco, e por isso o Mario Kart Arcade GP é o único que conta com a participação de personagens da Namco como Pac-Man, Blinky, e Ms. Pac-Man.



New Super Mario Bros. (2006)
New Super Mario Bros. foi lançado para o Nintendo DS e foi o primeiro jogo de plataforma em 2D com o Mario desde o Super Mario World, e foi um sucesso absoluto vendendo 22,49 milhões de unidades.



Yoshi Island DS (2006)
O Yoshi Island DS foi lançado para o Nintendo DS, e é uma sequência do Super Mario World 2: Yoshi's Island. E enquanto o primeiro jogo têm apenas o Baby Mario, o Yoshi Island DS têm Baby Peach, Baby DK, Baby Wario e Baby Bowser, e cada um deles dá ao Yoshi uma habilidade diferente.



Super Paper Mario (2007)
Super Paper Mario foi lançado para o Wii e foi feito pela Intelligent Systems, o jogo é uma mistura de plataforma e RPG.



Mario & Sonic at the Olympic Games (2007)
Quem viveu a época da guerra dos 16 bits nunca conseguiria imaginar em ver o Mario e o Sonic juntos num mesmo jogo, pois é exatamente o que acabou se realizando no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games lançado para o Nintendo DS e Wii. O jogo é uma coleção de mini games em modalidades olímpicas com os famosos personagens das séries Mario e Sonic.



Super Mario Galaxy (2007)
O Super Mario Galaxy foi um dos primeiros jogos de Wii que a Nintendo mostrou, antes mesmo do lançamento do console. Ele é um jogo de plataforma em 3D com lindos gráficos, e como novidade temos fases feitas com pequenos planetas e vários trechos com gravidade alterada. Na minha opinião é um dos melhores jogos do mario já feitos, é bonito e criativo e possui uma ótima câmera.



Mario Kart Arcade GP 2 (2007)
O Mario Kart Arcade GP 2 assim como seu antecessor é exclusivo dos fliperamas, basicamente possui novas pistas e alguns novos personagens como Waluigi e Mametchi.





Mario Kart Wii (2008)
Uma das novidades do Mario Kart Wii foi a inclusão de um volante de plástico para ser usado com o Wiimote junto com cada jogo, além disso ele têm motos além dos tradicionais karts, e é o segundo jogo da série a usar o Nintendo Wi-Fi Connection. Não é muito inovador mas mesmo assim fez muito sucesso e é o quarto jogo de Wii mais vendido com 22,55 milhões de unidades.



Super Smash Bros. Brawl (2008)
A grande inovação do Super Smash Bros. Brawl do Wii foi a inclusão de personagens que não são da Nintendo, e os grandes destaques são o Sonic e o solid Snake.



Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (2009)
O Mario & Luigi: Bowser's Inside Story é mais um RPG com o Mario & Luigi, que foi lançado para o Nintendo DS e se passa dentro do corpo do Bowser.



Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (2009)
Com o sucesso do Mario & Sonic at the Olympic Games era bem normal que a Sega lançasse uma continuação, que foi exatamente o que aconteceu com o Mario & Sonic at the Olympic Winter Games para o Wii e Nintendo DS. O jogo é similar ao anterior e a grande diferença é que agora ele se passa nas olimpíadas de inverno.



New Super Mario Bros. Wii (2009)
New Super Mario Bros. Wii é mais um jogo de plataforma 2D com o Mario, sua grande inovação é poder jogar em até 4 pessoas ao mesmo tempo o que torna sua jogada um verdadeiro caos. Uma outra inovação é o Super Guide que mostra como completar uma fase quando você morre muitas vezes.



Super Mario Galaxy 2 (2010)
O mais recente jogo com o Mario é o Super Mario Galaxy 2, que foi lançado no começo de 2010 para o Wii. Em relação ao primeiro Super Mario Galaxy ele possui novas fases e power ups e também conta com a participação do Yoshi.



Gostando ou não gostado dos jogos do Mario não dá para negar sua importância no mercado de jogos, afinal vários com ele são considerados obras primas pelos fãs, além de serem grandes sucessos de vendas.

E se vocês ainda não se cansaram de ver jogos do Mario fiquem sabendo que em 2011 teremos mais três jogos: Mario Sports Mix para Wii, Mario Kart 3DS e Paper Mario 3DS para o Nintendo 3DS.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: