Em breve o Dicas Online vai usar Gravatar

23/06/2009 12:07 por Leandro Alves
Categorias   Anuncios  

Faz um tempo que estou trabalhando em várias novidades no Dicas Online, e por isso espere muitas mudaças pela frente. A primeira delas é que em muito breve o site vai começar a usar avatares do Gravatar (globally recognized avatar) no lugar dos atuais. A principal vantagem é que quem é cadastrando no Gravatar têm o seu avatar exibido em qualquer site compatível, em sua maioria blogs. Como sei que muita gente por aqui não é familiarizado com os serviços do Gravatar, fiz um pequeno FAQ para responder algumas perguntas.

Qual é a vantagem de usar o Gravatar?
A idéia do Gravatar é ser um avatar universal, assim em qualquer site que você entrar e for compatível com o Gravatar você vai ver automáticamente.
Além disso as páginas com Gravatar vão carregar um pouco mais rápido que as que as atuais que usam os avatares do fórum. O motivo é que o http carrega apenas 4 arquivos por vez no mesmo domínio, e como as imagens do Gravatar vem de outro domínio a página vai carregar mais rápidamente.

Mas qual o motivo da mudança? Porquê você não continua do jeito que está?
Não escondo de ninguém que estou com um projeto de mudar o fórum de PHPBB para um fórum próprio, e isso é algo bem trabalhoso por isso resolvi simplificar a parte do avatar e usar o Gravatar no lugar. Ele é um serviço que eu uso a algum tempo e gosto bastante, afinal simplifica muito a vida cadastrar o avatar num único site e ele já aparece em todos os sites compatíveis.
Além disso ainda tenho a vantagem de diminuir o espaço que o site ocupa no servidor, além de diminuir o tamanho do backup e a quantidade de banda que o site usa.

Como eu faço para me cadastrar no Gravatar?
Primeito entre no site www.gravatar.com e clique em Sign up now!, depois entre com o email que você usa aqui no site afinal é por ele o Gravatar reconhece você. Depois basta fazer o upload da imagem, depois basta clicar no link do email de confirmação e logo o seu avatar começa a aparecer, pode ser instantâneo ou demorar algumas horas depende da sua sorte.
Para verificar se está funcionando entre no seu perfil do fórum e procure pela sessão do Gravatar que fica logo abaixo do avatar atual. No caso da figura abaixo eu ainda não cadastrei então fica aparecendo uma imagem padrão.



Quando será a mudança?
A idéia é que no dia 01 de julho a gente passe a usar somente o Gravatar, sei que o prazo é curto mas como é simples e rápido se cadastrar no serviço acredito que isso não será um problema para ninguém.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou tenha problemas para se cadastrar é só falar com a gente nos comentários.
Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: