Google apresenta o Stadia, um serviço de jogos por streaming

20/03/2019 17:26 por Leandro Alves
Categorias   Stadia  Ubisoft  

Durante a Game Developers Conference o Google revelou o Stadia, que é uma nova plataforma para jogos que funciona totalmente na nuvem, os usuários não vão precisar de um console específico, afinal os jogos serão transmitidos por streaming e poderão ser jogados em diversos tipos de dispositivos, como computadores, TVs, tablets ou smartphones.

Inicialmente o Stadia será lançado apenas em alguns países, este ano deve chegar nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e parte da Europa. Ainda não existe nenhuma previsão de chegar ao Brasil.

Logo do Google Stadia

Cada servidor do Stadia terá um processador x86 personalizado rodando a 2.7GHz, 16GB de RAM, GPU personalizada da AMD, e vai rodar Linux. A potência total será de 10,7 teraflops, com isso será mais poderoso que o Xbox One X (6 teraflops) e PlayStation 4 Pro (4,2 teraflops), podendo rodar jogos em até 8K e 120 FPS.

Será possível rodar os jogos em poucos segundos, sem a necessidade de instalar nada. Segundo o Google a plataforma já conta com suporte de centenas de produtoras, como Ubisoft, Bethesda e Take-Two.

Apesar de não ter um hardware dedicado, o Stadia possui um joystick próprio, seu grande diferencial é se conectar via wi-fi diretamente nos servidores do Google, o que certamente ajuda a melhorar a latência. Seu layout lembra um pouco o Dualshock, possui um botão para compartilhar e salvar, e outro para o Google Assistente, além de um microfone.

Joystick do Google Stadia

Ainda existem muitas questões no ar e que influenciaram muito o sucesso da plataforma, por exemplo como os jogos serão fornecidos? Serão vendidos individualmente, serão alugados ou teremos um serviço de assinatura nos moldes do Netflix? Também não foi revelado qual será o custo, afinal se por um lado o usuário não terá que comprar um console, por outro terá que pagar pelo uso de um computador potente na nuvem do Google. Também não foi revelado qual será a conexão necessária para jogar.

Vale lembrar que o conceito do Stadia não chega a ser nenhuma novidade, já tivemos várias plataformas de jogos por streaming que foram lançadas, mas nenhuma se tornou um sucesso comercial. Mas nenhuma delas contava com uma empresa com a experiência e infraestrutura de computação na nuvem que o Google possui, por isso vale a pena acompanhar e ver se será uma boa opção para o público e se realmente vai se tornar uma alternativa aos consoles.


Quer receber as notícias mais recentes do Jogorama?
Siga nossos canais de notícias no WhatApp e no Telegram, e não perca mais nenhuma novidade! Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.



Leia também:
Compartilhe: