Clássico Karateka recebe patch de 42 bytes que permite dois jogadores

20/08/2018 17:54 por Leandro Alves
Categorias      

Karateka é um clássico jogo de luta lançado no longínquo ano de 1984, inicialmente saiu para o Apple II mas logo depois recebeu ports para os principais computadores e consoles da época, foi o primeiro jogo que introduziu o conceito de rotoscopia que permitia uma animação bem superior aos jogos da época. Foi o primeiro jogo de Jordan Mechner, que cinco anos depois iria criar o Prince of Persia.

Quem iria imaginar que 34 anos depois seria possível jogar Karateka em dois jogadores? Tudo graças a um patch de apenas 42 bytes que foi criado por Charles Mangin.

Karateka

O mais surpreendente é que ele não teve acesso ao código fonte do jogo, teve o trabalho de analisar e editar o arquivo binário em assembly do 6502. O processo de criação do patch pode ser visto nesta página, inclusive com os detalhes técnicos. Se quiser baixar o patch ou mesmo jogar Karateka emulado no navegador, visite esta página no archive.org.

Karateka se passa no Japão feudal num local próximo ao Monte Fuji, Akuma aprisionou a Princesa Mariko, cabe ao jogador enfrentar os guardas, a águia de Akuma, e o próprio Akuma e resgatar a princesa. Antes de iniciar uma luta o jogador deve assumir a postura de combate, senão o adversário vai derrotá-lo com um único golpe.


Receba mais sobre "Clássico Karateka recebe patch de 42 bytes que permite dois jogadores" e outros assuntos interessantes gratuitamente no seu e-mail.
Não se esqueça de confirmar seu cadastro, basta clicar no link que será enviado para seu e-mail.
Ou se preferir você pode receber por RSS ou pelo Twitter.


Compartilhe a notícia: